Unama entrega bolsas de ensino a mulheres atendidas em programas municipais

• Atualizado há 1 mês ago

A Prefeitura de Belém e a Universidade da Amazônia (Unama) entregaram, na tarde desta quarta-feira, 24, duas bolsas integrais de ensino de graduação para beneficiadas por programas municipais de atendimento à mulher. A cerimônia simbólica foi realizada no Gabinete Municipal e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, da reitora da Unama, Betânia Fidalgo, e das duas mulheres atendidas pela prefeitura.

A parceria entre o município e a instituição de ensino visa incentivar a graduação de mulheres em diversas áreas profissionais. “Essa parceria da Prefeitura com a Unama é uma forma concreta de ajudar mulheres empreendedoras a realizar um sonho e mostrar para outras mulheres que, com muita luta, muito trabalho, muita determinação e com a ajuda de instituições comprometidas com a formação, é possível dar grandes saltos, no futuro”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Gastronomia

Uma das alunas contempladas com a bolsa de graduação é Eliza Lisboa, de 38 anos. Ela é atendida pelo programa Donas de Si, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo. Há dois anos ela participa do programa de formação, onde aprendeu a fazer geleias. Eliza não conteve a alegria ao receber a bolsa integral do curso de gastronomia.

“Vou aproveitar muito esta oportunidade e dar o melhor de mim, para que eu me torne uma profissional renomada. Valeu a pena acreditar no Donas de Si, é o que eu digo para todos que fazem o curso. Inclusive, até indico e compartilho com outras pessoas, porque é muito importante que a prefeitura se preocupe, principalmente com as mulheres”, disse.

Fisioterapia

A jovem Júlia Vitória Simão, de 18 anos, foi outra contemplada com a bolsa integral. Atendida pela Coordenadoria da Mulher (Combel), onde recebe cestas de alimentação semanais da Prefeitura, Júlia lembrou que será a primeira pessoa da família a fazer uma graduação. “Eu serei a primeira pessoa da minha família a cursar uma faculdade. E estou mais feliz ainda por ser o curso que sempre sonhei, o de fisioterapia”.

A bolsa para o curso de fisioterapia é de cinco anos, e a outra para gastronomia, é de dois anos. Segundo a reitora da Unama, Betânia Fidalgo, é essencial que a graduação seja uma ferramenta para as mulheres evoluírem enquanto profissionais.

“Nós estamos muito felizes de poder participar dessa parceria. Acreditamos que a graduação é um ponto fundamental para que as mulheres possam, por meio da formação acadêmica, melhorar a sua atividade profissional. É uma bolsa integral para cada uma, tanto de gastronomia quanto em fisioterapia”, concluiu a reitora.