Qualificação e crédito da Prefeitura de Belém são apresentados em evento da Sudam e PNUD

• Atualizado há 1 mês ago

A experiência da Prefeitura de Belém com a oferta à população de cursos de qualificação profissional e de microcrédito a pequenos empreendimentos, por meio dos programas Donas de Si e Crédito Solidário, foram destaque no Seminário “Dialogando sobre finanças sustentáveis e a Amazônia: perspectivas diante do G20 e da COP”, realizado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na manhã do dia 31 de janeiro, na sede da pasta governamental.

“O que a gente faz é uma pequena escala de enfrentamento das desigualdades socioeconômicas”, destacou a coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, órgão municipal que executa o Donas de Si e o Crédito Solidário.

Investimentos em qualificação e microcrédito

Até o final de 2023, R$ 1.805.425,00 foram investidos na qualificação gratuita que alcançou 2.375 alunos concluintes, enquanto R$ 1.607.762,00 foram aplicados em 537 operações de microcrédito realizadas.

Coordenadora apresentou as políticas desenvolvidas pela Prefeitura, por meio do Banco.

Georgina falou dos resultados exitosos do Donas de Si, cujos alunos saem de sala de aula satisfeitos com o aprendizado adquirido e estimulados a empreender, assim como do Crédito Solidário, que tem apoiado pequenos negócios, inclusive, em crise, como os donos de barracas de praia e ambulantes afetados pela interdição da ponte da ilha de Outeiro, no início de 2022, assim como nas barracas e carrinhos de lanche do conjunto Jardim Sideral, no bairro Parque Verde, que foram destruídos pelo recente vendaval.

“A gente chega junto para fazer a qualificação profissional e levar o crédito o mais desburocratizado possível. Já temos muitas histórias exitosas. Fizemos a qualificação com os indígenas Warao e crédito para que eles possam dar os seus passos com sustentabilidade”, recordou.

Em 2022, um grupo de warao artesãos cursou “Empreendedorismo Digital” para acessar novos clientes. O curso foi resultado da parceria do Banco do Povo com a Acnur, Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Prefeitura de Belém, e o Instituto Internacional de Educação do Brasil. Outro grupo de indígenas e não indígenas venezuelanos, que aprendeu o ofício de soldador com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), recebeu o crédito solidário para comprar os equipamentos de trabalho.

Georgina ao lado de Paulo Rocha, superintendente da Sudam.

Seminário

Durante o seminário, organizado pela Sudam e PNUD, gestores públicos, organizações sociais, lideranças de movimentos populares e técnicos conheceram a metodologia PNUD/ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), que representa o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A metodologia, apresentada pela gerente de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo do PNUD, Késia Braga, traça um alinhamento entre o SNF e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionando instituições financeiras que adotam as 17 diretrizes para a diminuição dos impactos sociais, ambientais e econômicos no mundo, conforme o compromisso de 193 países para a agenda 2030.

Já Cristiano Prado, também do PNUD no Brasil, falou sobre Finanças Sustentáveis na Amazônia com perspectivas no G20 e COP-30, oportunidades de financiamento, incluindo negócios e sustentabilidade, agenda 2030 e o conceito ESG (do inglês Environmental, Social e Governance, em português, meio ambiente, social e governança corporativa).

(Com informações da Ascom da Sudam)