Prefeitura de Belém renova parceria com Senar para cursos do Donas de Si

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo de Belém, reuniu com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para tratar a renovação da parceria para o ano de 2022. A parceria tem viabilizado cursos do Programa de Qualificação Profissional da Prefeitura de Belém, Donas de Si, voltado a mulheres em vulnerabilidade social, principalmente beneficiárias do Programa de Renda Cidadã Bora Belém.

Do encontro, realizado na manhã desta quarta-feira, 23, na sede do Senaa, participaram a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, e o superintendente do Senar, Walter Cardoso.

O Donas de Si já qualificou 40 pessoas no Bengui, 40 no Tapanã, 39 no Jurunas e 61 em Icoaraci, sendo 178 mulheres e dois homens, com cursos de Processamento de Frutas e Produção de Doces e Panificação Artesanal.

Agora, a prefeitura oferece 80 vagas de Panificação e de Bolos e Doces para Festas no distrito de Outeiro, cursos que acontecerão no período de 7 a 18 de março, na Escola de Pesca da Fundação Escola Bosque (Funbosque).

“Estamos trabalhando pela ampliação do Donas de Si, que iniciou em junho de 2021. Seguimos com a programação de cursos para a qualificação de mulheres. Na maioria dos cursos, até o momento, contamos com a parceria do Senar”, observa Georgina.

O Senar tem fornecido as instrutoras e também a unidade móvel do Senar – esta última também em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“O Senar atende essa programação de formação profissional, de promoção social, fazer capacitações, cursos e treinamentos. Fico muito feliz por estar tendo essa oportunidade de fortalecer a parceria com a Prefeitura de Belém. É gratificante”, disse Walter Cardoso.

Ele diz, ainda, que o Senar está “à disposição do prefeito Edmilson Rodrigues. Quem ganha é o produtor, o trabalhador, a população de Belém”.