Prefeitura de Belém entrega certificados a mais de 300 pessoas qualificadas pelo Programa Donas de Si

• Atualizado há 3 semanas ago

Os concluintes de cursos do programa de qualificação profissional Donas de Si, da Prefeitura de Belém, que residem no Distrito do Guamá (Dagua), receberam os certificados das mãos do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na manhã desta sexta-feira, 22, no Hotel Beira Rio.  Os cursos são resultado do contrato de prestação de serviço assinado entre o Banco do Povo de Belém e os Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Rural (Senar).

A microempreendedora Elivane Rabelo, dona da marca Fibras da Amazônia, produz bolsas, mochilas, ecobags e necessaires com estampas de temas regionais. Ela começou a vender para o exterior depois de conhecer os cursos do Donas de Si e conseguir crédito solidário no Banco do Povo. “Quando eu conheci os cursos do Donas de Si, eu me interessei logo pelo curso de Confecção de Bolsas em Tecidos, que era a minha área, e eu queria me qualificar. O curso veio agregar mais valor naquilo que eu já tinha conhecimento e deixar meus produtos melhores, com acabamento”, diz ela.

Prefeito Edmilson Rodrigues realizou a entrega dos certificados.

Elivane passou a vender os produtos em feiras e pontos turísticos de Belém. Antes dos cursos, ela e o marido, de quem é sócia no negócio, já trabalhavam com a fabricação de papel artesanal a partir de sobras de miriti doadas por artesãos de Abaetetuba, e, a partir desse produto inicial, elaborava agendas e blocos também com estampas regionais. “Com as bolsas, a gente diversificou e começou a oferecer esses produtos com a cara de Belém, para mercados externos. É maravilhoso”, comemora.

Foco nas mulheres

Os cursos oferecem a oportunidade de mudança de vida para muitas pessoas, incluindo mulheres de baixa renda, muitas vezes, sem perspectivas de contrato de trabalho formal e que buscam uma maneira de empreender e conseguir sustentar as famílias.

As mulheres representam 80% das 2.600 pessoas já qualificadas pelo programa. O foco nas mulheres é uma questão primordial da gestão municipal, explica a coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão.

Sirley Mara Pereira Teixeira foi uma das alunas que recebeu o certificado.

“Hoje é um dia de celebração aqui no distrito Dagua. O Donas de Si tem sido uma porta de entrada para muitas pessoas acessarem novas possibilidades de vida. Às vezes, as pessoas têm um talento que não conhecem, mas que desenvolvem quando fazem o curso”, diz Georgina Galvão. “O Donas de Si abre o mercado de trabalho porque a certificação é muito boa”, explica.

Validade internacional

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, oferecer uma certificação de validade internacional às mulheres de Belém é uma felicidade. “O Programa Donas de Si foi criado para conquistar autonomia financeira, aprender uma profissão. Esse diploma tem validade no Brasil todo, nos países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) e em Portugal, porque é um convênio com instituições do Sistema S. É um programa de grande envergadura e que passou a ser referência no programa da ONU Mulheres, que visa a economia do cuidado”, explica o gestor.

Certificados entregues.

A manicure Sirley Teixeira, de 28 anos, é mais uma mulher que tem esperança de conseguir uma mudança na qualidade de vida da família. “Eu já atuava na área da beleza e, com o curso de Unhas em Gel que fiz em fevereiro deste ano, pude oferecer um serviço melhor para as minhas clientes e consegui aumentar a clientela para poder dar uma qualidade de vida para a minha família”, conta. Um serviço de unha em gel pode chegar a R$ 150, oportunizando mais renda à profissional do ramo, que cobra R$ 40 para um serviço de manicure e pedicure tradicional.

Fotos: Mácio Ferreira/ Agência Belém