Nova turma do curso de Hidratação e Escova traz oportunidade às mulheres

“Eu tenho um salão de beleza na minha casa há bastante tempo”, conta Elizabeth Lopes, de 41 anos, moradora do bairro do Jurunas. A profissão de cabeleireira era a renda extra dela, mas, há dois anos fora do mercado formal de trabalho, a atividade tornou-se a principal fonte de renda da família dela.

Elizabeth é uma das alunas da segunda turma do curso Básico de Hidratação e Escova, que a Prefeitura de Belém oferece gratuitamente à população por meio do programa de qualificação profissional Donas de Si, executado pelo Banco do Povo de Belém.

As aulas iniciaram nesta segunda-feira, 11, no Centro de Educação Profissional Belém, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Eu trabalho com química, alisamento, descoloração, com tudo. Eu tô desempregada e surgiu a oportunidade de fazer esse curso, que vai aprimorar o meu conhecimento”, completa Elizabeth. Ao todo, estão sendo ofertadas 15 vagas. As inscrições foram realizadas junto ao Banco do Povo, no mês passado. O curso oferece 15 vagas e tem duração de 40 horas-aula (duas semanas).

“Pintou a vontade de aprender. Gosto de pintar cabelo, fazer hidratação, mas faço em casa sem o conhecimento adequado. Eu vi na internet a oportunidade de fazer esse curso e me inscrevi”, conta a costureira Regina Santos, de 53 anos, moradora do bairro de Fátima.

Ela busca diversificar as atividades que possam gerar renda: “Quero expandir as minhas atividades, a gente não pode ficar só numa área, porque se não der numa (área), dá na outra”, afirma Fátima.

Crédito solidário

A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, foi dar as boas-vindas às novas alunas. Ela antecipou que, ao final do curso, aquelas que desejarem abrir o próprio negócio terão o apoio do banco com crédito solidário para começar a trabalhar.

O Banco do Povo oferece crédito de até R$ 5 mil para pessoa física e de até R$ 10 mil para pessoa jurídica, com carência e pagamento parcelado e juros que variam de 0,01% (juro zero) a 1,5%.

“Criamos o programa voltado à qualificação das mulheres, pois sabemos que elas são a maioria das provedoras dos lares. E, diante do cenário de desemprego, sabemos da importância de apoiar quem deseja empreender”, observou Georgina.

Na última sexta-feira, 8, a primeira turma de Básico de Hidratação e Escova de Cabelo concluiu o curso. Foi atendida uma turma especial com alunos LGBTQIA+ indicados pela Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), da Prefeitura de Belém.