Empreendedores afetados pelo vendaval têm microcrédito aprovado na Prefeitura de Belém

• Atualizado há 1 mês ago

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, iniciou o atendimento dos pequenos empreendedores que sofreram graves prejuízos durante o vendaval que atingiu os bairros  do Parque Verde, Bengui, Tapanã e Coqueiro. No dia 19 de janeiro, três empreendedoras que trabalham com a venda de comidas típicas, refeições e lanches, na Praça da Mangueira, no Conjunto Jardim Sideral, tiveram aprovado o crédito solidário no valor de R$ 5 mil para cada um.

Dois dias antes, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reuniu os representantes da Defesa Civil de Belém, Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e do Banco do Povo, no gabinete da administração municipal, para fazer o balanço do atendimento prestado às famílias que tiveram as casas atingidas, bem como determinar os auxílios imediatos, como o auxílio aluguel e o microcrédito a pequenos comerciantes que também tiveram os empreendimentos comprometidos.

Kelly da Silva, de 47 anos, que reside e trabalha no local, é uma das pessoas atendidas. “O vento destruiu o telhado do meu trailer. Eu trabalho lá há cinco anos, nunca tinha passado por isso. A gente está sem trabalhar desde que aconteceu”, conta. Com o crédito, ela espera reverter o prejuízo e investir na melhoria do negócio. “Eu achei muito bom (o atendimento), graças a Deus que foi aprovado. Realmente, a gente não tem condições de construir tudo de novo. Nesse momento é uma ajuda bastante boa pra gente voltar a trabalhar.

Por ser beneficiária do Bolsa Família, Kelly conseguiu a menor taxa de juro do crédito solidário, de 0,01%. O trabalho no trailer é a principal fonte de renda da família dela, composta também pelo marido, dois filhos e um neto.

Recomposição

“Quando aconteceu o vendaval, a Prefeitura acionou todos os seus recursos para prestar atenção integral às vítimas. Na manhã seguinte, fomos com uma equipe para o Sideral e o conjunto Pedro Teixeira, onde mais uma empreendedora está tendo acompanhamento. Ajudamos as três pessoas atendidas no Sideral a elaborar os planos de negócio e, hoje, aprovamos o crédito de forma célere”, contou a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão. “O nosso papel é apoiar a recomposição dos empreendimentos”.

O crédito dos empreendedores do Sideral será liberado para pagamento na próxima segunda-feira, 22, devendo cair na conta corrente dos beneficiários até o dia seguinte. Outros quatro empreendedores da mesma praça serão atendidos pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), que está providenciando uma lona para as barracas atingidas.

Como funciona:

Iniciado há dois anos, o programa Crédito Solidário atingiu a marca de R$ 1.607.762,00 em 537 operações de microcrédito realizadas, sendo o total de R$ 581.195 liberados para 198 pessoas somente em 2023.

O programa concede microcrédito no valor de até R$ 5 mil para pessoas físicas e de até R$ 10 mil para pessoas jurídicas investirem no pequeno empreendimento, na forma de capital de giro (para a compra de mercadorias) e de capital fixo (para adquirir equipamentos e realizar melhorias no espaço de trabalho), com o pagamento parcelado em até 24 meses, carência de até seis meses para começar a pagar e juros que variam de 0,01% (juro zero) a 1,5%.