Alunos celebram o aprendizado obtido pelo programa de qualificação Donas de Si

• Atualizado há 1 mês ago

“A gente entrou sabendo muito pouco ou nada, mas conseguiu aprender em pouco tempo e ficou com aquele negocinho no coração de quero mais, quero mais”, disse Railana Pereira, de 31 anos, do bairro da Pratinha, em Icoaraci. No dia 30 de janeiro, ocorreu o encerramento dos cursos de Técnicas Básicas de Maquiagem e de Preparo de Pizzas, realizados pelo programa de qualificação gratuita Donas de Si, da Prefeitura de Belém.

“Essas foram as primeiras turmas iniciadas e encerradas em 2024. Foram cursos curtos, com duração de 20 horas, mas recebemos um retorno muito bom dos alunos, que ficaram entusiasmados com os conhecimentos adquiridos e as amizades feitas em sala de aula, agradecidos pela interação com os professores e pelos cursos gratuitos que receberam da Prefeitura”, resumiu a coordenadora-geral do Banco do Povo, órgão que realiza o Donas de Si, Georgina Galvão. O programa já qualificou 2.402 pessoas em Belém.

Participantes satisfeitos

Assim como Railana, Riane Souza, de 19 anos, do bairro da Maracangalha, também concluiu o curso de maquiagem. “Aprendi a fazer maquiagem profissional. Vai me ajudar a pagar os custos do meu curso de Nutrição, na UFPA, com transporte e alimentação, pois passo o dia na universidade”. Ao todo, 13 alunos finalizaram esse curso. Os alunos aprenderam sobre a preparação da pele, os tipos de maquiagem, técnicas de uniformização da pele e técnicas de maquiagem para os olhos.

Já em Preparo de Pizzas, uma das 14 concluintes foi Aldilene Porto, de 50 anos, do bairro do Marco. “Eu e a minha família possuímos uma pizzaria, que estava fechada por falta de profissional. Resolvi fazer o curso para me qualificar para reabrir a minha pizzaria. O curso foi excelente, o professor ótimo, a equipe (da Prefeitura) está de parabéns”, agradeceu.

Outro aluno, Manoel Ramos, de 59 anos, de Icoaraci, é pedagogo e assistente social, mas procura outra fonte de renda: “Achei interessante o recurso (curso) para melhorar a renda familiar das pessoas. Achei que poderia ser só para mulheres, mas não. Que bom, porque a gente precisa dessa parceria. Achei interessante participar”. Nesse curso, os alunos aprenderam sobre diferentes tipos de massa, molhos e coberturas doces e salgados.

Cursos

As aulas ocorreram nos laboratórios de estética e de gastronomia do Centro de Educação Profissionalizante Belém (CEP Belém), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Essas são as primeiras de 18 turmas, de 15 cursos que serão realizados até o próximo mês de abril, pelo programa Donas de Si junto ao Senac. Já estão em sala de aula três turmas de Informática Básica, uma de Penteado, outra de Recepção de hotéis: operação e procedimentos e outra de Técnicas de costura: consertos e ajustes.

Ampliação – A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, vai ampliar a oferta de vagas e de cursos com a renovação de contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a assinatura de um novo contrato junto ao Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Alguns desses cursos são voltados a demandas de serviços que surgirão com a convenção das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP-30, que acontecerá em Belém, em 2025.