O que você procura?

Alunas do Donas de Si em Outeiro têm expectativa de um futuro melhor

• Atualizado há 2 anos ago

No Dia Internacional da Mulher, as alunas do programa de qualificação profissional “Donas de Si”, da Prefeitura de Belém, ficaram em evidência, na ilha de Outeiro.

O programa voltado a mulheres em condição de vulnerabilidade social, especialmente beneficiárias do programa de renda cidadã Bora Belém, está iniciando quatro turmas com 80 vagas nos cursos de panificação artesanal e de doces e bolos para festas.

“Pra mim vai ser importante para trazer um sustento a mais para a minha família”, contou Alessandra Dias Santiago, de 39 anos, beneficiária do Bora Belém, que é mãe de três filhos e também cria uma sobrinha. “Essa é a oportunidade que muitos precisam e, muitas vezes, não têm. A gente tem que aproveitar. Conhecimento nunca é demais”.

Já a autônoma Itamares da Silva, de 40 anos, entrou no curso de panificação para agregar valor ao trabalho de venda de salgados, que já realiza. “A minha mãe é ‘salgadeira’ e eu faço comidinhas para vender na porta de casa. Eu tinha vontade de fazer curso na área de gastronomia há muito tempo”.

Atenção especial às mulheres de Outeiro 

Outeiro é o quinto território de Belém atendido pela iniciativa, que é realizada por meio do Banco do Povo de Belém. As aulas começaram na véspera, mas a coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, deu as boas-vindas às alunas nesta terça-feira, 8, em razão da data especial.  

“Chegamos em Outeiro e encontramos mulheres cheias de esperança de por esses novos conhecimentos em prática para gerar renda. E vamos continuar na jornada junto com elas na busca pela autonomia financeira”, destacou.

As aulas ocorrerão até o próximo dia 18, na cozinha da Escola de Pesca da Fundação Escola Bosque (Funbosque), no bairro de Itaiteua. A fundação colabora também com o transporte de van da sede da Funbosque até a Escola de Pesca.

As aulas são ministradas por instrutoras do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A seleção das alunas foi realizada por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Outeiro. A iniciativa também conta com a colaboração da Administração Regional de Outeiro (Arout).

Veja também