Restaurante Popular serve 521 mil refeições em 2 anos da gestão Edmilson Rodrigues

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, chega ao final do segundo ano da atual gestão do prefeito Edmilson Rodrigues com o total de 521 mil refeições servidas no Restaurante Popular Desembargador Paulo Frota para a população vulnerável. Para 2023, a coordenadora do Banco, Georgina Galvão, anuncia a reforma do espaço.

Próximo a datas festivas, a nova administração tem inovado com cardápios especiais, decoração e programação cultural para o público que frequenta o espaço. E, neste mês de dezembro, não será diferente. Haverá programações no RP alusivas ao Natal, no próximo dia 23, e ao Ano Novo, no dia 30.

O Restaurante Popular fornece refeições prontas e nutricionalmente balanceadas com custo subsidiado pela Prefeitura e, por isso, cada refeição é comercializada a R$ 2,00 para o público consumidor, enquanto o Executivo arca com a diferença (R$ 4,28). Situado na Rua Aristides Lobo, 290, bairro da Campina, o estabelecimento serve 1.200 refeições por dia, de segunda à sexta-feira, no horário do almoço.

Laudileia Teixeira frequenta o RP todos os dias: “Comida ótima”.

A vendedora ambulante Ladileia Monteiro Teixeira, de 63 anos, que trabalha no centro comercial, almoça no Restaurante Popular todos os dias. “Eu faço tiara e bolsinhas para vender”, conta. Ela diz que a qualidade e o sabor da refeição melhoraram na gestão atual. “A comida agora todo tempo é boa, é ótima. A farinha é uma delícia. O atendimento tá ótimo, não tem nem comparação daqueles antigos”.

O fotógrafo aposentado Valdeci Ferreira Maia, de 77 anos, aprovou a refeição. “Gostei da comida, está ótima”, elogiou. Ele prestigiou o evento comemorativo ao Círio, realizado este ano. “Está digno (o prato)  de ante-véspera do Círio. O paraense não pode deixar de comemorar. Esse período é sagrado”, disse. “Eu sempre vinha aqui, parei durante a pandemia e retornei há cerca de um mês e meio. Estou gostando”, completou.

Eventos comemorativos

A coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, destaca a importância dos eventos comemorativos a datas festivas no Restaurante para melhor acolher o público atendido no local. “Fazer um almoço diferente, trazer uma atração cultural é uma forma de manifestar nosso carinho”.

Em 2021, o RP operou através da empresa terceirizada Nutri Brasil, que forneceu 248.213 refeições e, em 2022, com a mudança para a empresa CZN Alimentação, foram 272.568 servidos (até novembro de 2022).

No evento do Dia das Mães, houve entrega de mudas e atendimentos de saúde. Na foto, coordenadora do Banco, Georgina Galvão, com uma frequentadora do RP.

Pregão – Em 2022, a empresa que prepara as refeições do Restaurante foi substituída diante da insatisfação atestada em pesquisa feita pela Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) junto aos frequentadores. A CZN Alimentação venceu o pregão eletrônico com o menor preço de R$ 6,28 por refeição, reduzindo o custo anterior que era de R$ 9,10.

O contrato de R$ 1.989.504,00 com vigência de 12 meses visa a gestão e fornecimento de refeições com 600 a 800 calorias cada; equipamentos, funcionários, segurança, limpeza e manutenção do prédio.

Música ao vivo na comemoração do Dia dos Pais.

Além do empenho pela melhoria da qualidade, o público tem recebido acolhimento no Restaurante com eventos festivos alusivos a datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais. “Para 2023, planejamos uma reforma no prédio do Restaurante Popular”, informa a coordenadora do Banco do Povo.