Prefeitura de Belém qualifica mais duas turmas em curso profissional de Cabelo e Maquiagem

• Atualizado há 1 ano ago

Quatorze alunas concluíram o curso de “Maquiagem para Festas” e onze alunos finalizaram o curso de “Corte de Cabelo: Tendências Atuais” pelo programa de qualificação profissional Donas de Si, da Prefeitura de Belém, na quarta-feira, 1º. As aulas ocorreram nos laboratórios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do contrato firmado pelo Banco do Povo de Belém.

Oportunidade de renda

A aluna Anne Deyse Duarte, de 52 anos, que mora no bairro do Marco, disse que trocou o trabalho de secretária para investir na área da beleza: “Maquiagem está sempre tendo novos produtos e técnicas, tem que se atualizar. Vi essa oportunidade (gratuita) porque os cursos de maquiagem são bem caros. Já faço maquiagem com atendimento em domicílio. Quero montar o meu próprio negócio. A área da beleza é muito próspera”, destacou Deyse.

Anne Deyse Duarte: “Quero montar o meu próprio negócio”.

“O curso foi uma experiência incrível. Antes, eu não atendia como maquiadora porque me sentia insegura, achava que não estava preparada. Mas no curso fui motivada. Hoje estou segura e com muitas expectativas de começar nesse ramo da maquiagem, que é a minha paixão”, relatou a aluna Ádria Monteiro, de 19 anos, moradora do Jurunas.

Vaníria, Andressa e Ádria se profissionalizaram em maquiagem.

A instrutora de maquiagem Luciana Vilhena disse que as concluintes estão aptas com as técnicas mais atuais do mercado para trabalhar em domicílio e em salões de beleza. “Esse curso abarca maquiagem de carnaval, para noite e para eventos mais formais, como formatura e casamento. Elas aprenderam desde o cuidado com a pele antes e depois da maquiagem, os produtos específicos para cada tipo de pele, os pincéis específicos, etc”, explicou.

Turma completa de Corte de Cabelo: Tendências Atuais.

Qualificação e atualização

Já no curso de cabelo, a aluna Lídia Moura, de 44 anos, do bairro da Cabanagem, enalteceu o fato de não ter tido gastos para fazer o curso pelo Donas de Si: “Me formei em 2017, e, quando vi a oportunidade de poder fazer um novo curso na área, principalmente sendo um projeto bancado pela Prefeitura junto a uma instituição de renome, que é o Senac, não pude perder a oportunidade”, conta. “Existem muitos cursos, mas poucas oportunidades gratuitas”.

Solange Santos, de 48 anos, do Parque Jardim Sideral, no bairro Parque Verde, também buscou a atualização como cabeleirera. “Soube do programa e me inscrevi. Achei o curso ótimo, instalação maravilhosa, todo o material do curso foi fornecido, instrutora maravilhosa. Não tive despesa, só gastei com a passagem de ônibus”, comemorou.

Mais alunas se aprimoraram em corte de cabelo.

Já a instrutora Valdilene Silva detalhou que as alunas aprenderam vários modelos de cortes de cabelo da atualidade, o que vai ajudar a melhorar a qualificação no mercado de trabalho.

“Vocês estão de parabéns por terem persistido, se dedicado, não terem abandonado o curso”, destacou a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, que visitou as duas turmas durante o encerramento. Ela ofereceu o crédito solidário – outro serviço da Prefeitura, operacionalizado por meio do Banco do Povo – para investir em quem tiver um pequeno negócio.

Turma completa de Maquiagem para Festas.