Prefeitura libera crédito a donos de barraca de praia de Outeiro

A Prefeitura de Belém formalizou a entrega de crédito solidário (microcrédito) a 36 donos de barracas de praias de Outeiro, cadastrados na Secretaria Municipal de Economia (Secon), na tarde desta quarta-feira, 14. A ação integra a programação dos festejos de 129 anos do distrito.

O objetivo é apoiar pequenos negócios com pagamento parcelado e juro zero. A solenidade da entrega do microcrédito ocorreu no auditório da Fundação Escola Bosque (Funbosque) e reuniu vários beneficiários do empréstimo, concedido pelo Banco do Povo de Belém.

“É um prazer enorme participar desse aniversário de 129 anos de Outeiro trazendo benefícios aos comerciantes de Outeiro. Hoje esses permissionários estão recebendo valores que variam de R$2.9 mil a R$:4.5 mil”, explica a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina  Galvão.

Crédito que ajuda a manter o comércio das praias

Um dos beneficiários do microcrédito em Outeiro foi o comerciante Pedro Caldas. “Esse benefício vai ajudar a levantar nossos comércios, comprar principalmente mercadorias. Com a quebra da ponte adquirimos algumas dívidas que esse valor veio para solucionar”, informa o microempreendedor.

Outro permissionário na praia de Outeiro, Ricardo Lisboa, também afirma que o crédito disponibilizado pelo Banco do Povo vai ajudar a pagar as dívidas adquiridas após a interdição da ponte de travessia de Outeiro para Icoaraci, em janeiro, que causou um cenário de transtornos para os comerciantes que dependem de turistas nas praias.

“Esse recurso vai ajudar muito a abastecer nosso comércio”, assegura o empreendedor de Outeiro. Ele ressalta, que foi super fácil e sem nenhuma burocracia conseguir o crédito. “Nosso prefeito foi muito parceiro com os barraqueiros da Praia Grande”, afirma Ricardo.

Texto: Fabrício Lopes/ Agência Belém