Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para leições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura de Belém leva qualificação à Cotijuba e Terra Firme

• Atualizado há 1 ano ago

O programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém, Donas de Si, chegou à ilha de Cotijuba e ao bairro da Terra Firme. Mil e oitocentas pessoas já foram qualificadas pelo programa em diferentes bairros e distritos.

Em Cotijuba 20 mulheres empreendedoras, donas de pousadas, bares e restaurantes, estão cursando Planejamento de Cardápio com Aproveitamento de Alimentos. “Quero aprender técnicas e novidades para incrementar o cardápio, de olho no movimento das férias”, conta a aluna Gláucia Silva, 44, mãe de dois jovens, dona de pousada na Praia do Farol.

Instrutora Eleda Xavier dá aula em Cotijuba, na sede do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém.

Já na Terra Firme, estão sendo oferecidos os cursos de Planejamento de Cardápio e de Bolos e Doces. São 20 vagas em cada turma, totalizando 60 vagas. As aulas iniciaram em 19 de junho.

“Necessito trabalhar em casa, cuido da minha mãe de 77 anos, tenho duas filhas de 11 e 18 anos que precisam de mim”, declara a dona de casa Nelma Moura, 53, da Terra Firme. Ela está cursando Bolos e Doces. “Não dá pra sobreviver só da aposentadoria da minha mãe e do Bolsa Família”, acrescenta ela, que quer produzir bolos e doces para vender e atender encomendas.

A dona de casa Nelma Moura, 53 anos, da Terra Firme, quer obter renda fazendo bolos e doces em casa.

“Eu gosto muito de cozinhar. Vai me trazer conhecimento, me ajudar. Já faço maniçoba para vender”, afirma a manicure Diana Manito,46, que está cursando Planejamento de Cardápío na Terra Firme. Atualmente, ela complementa a renda com a venda de produtos diversos, como cosméticos e colchas de cama.

Esses cursos têm duração de 40 horas-aula e são realizados por meio do Banco do Povo de Belém e contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Em Cotijuba, a ação é realizada em articulação com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) como preparativo ao 5º Festival Gastronomia das Ilhas, que será em agosto próximo. A turma assiste as aulas na sede do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (Mmib), de forma intensiva, de manhã e à tarde, por isso, o curso será concluído na próxima sexta-feira, 23.

Instrutora Gleice Vasconcelos com a turma de Bolos e Doces, da Terra Firme.

Já na Terra Firme, o Banco do Povo conta com a parceria do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro, pertencente à Fundação Papa João XXIII (Funpapa). As aulas acontecem nos espaços cedidos das Comunidades Santa Maria de Belém, no turno da manhã, e Menino Jesus, no turno da tarde. As duas turmas serão finalizadas em 30 de junho.

Autonomia

“Conseguimos levar os cursos ao bairro com a ajuda das lideranças comunitárias e das mães interessadas. A expectativa é que as mulheres saiam qualificadas, donas de si, empoderadas, obtendo a própria renda”, comemora a coordenadora do Cras da Terra Firme, Jane Bordalo.

A coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, explica que levar o programa Donas de Si aos territórios é uma ação importante para atingir públicos vulneráveis, que necessitem de apoio para obter a autonomia financeira.

Turma de Planejamento de Cardápio, de Cotijuba, com a instrutora e a equipe da Prefeitura.

“Estamos investindo em cursos de qualidade, que são reconhecidos no mercado e cujo certificado tem validade nacional. Quem conclui os cursos pode acessar o mercado de trabalho ou empreender, se assim desejar. E, para esses, empreendedores, a Prefeitura e o Banco do Povo oferecem também o crédito solidário para apoiar os pequenos negócios”, explica Georgina.

Em Cotijuba, a instrutora é Eleda Xavier e, na Terra Firme, são as irmãs Glauce Vasconcelos e Gleice Vasconcelos. As três são doutoras em Ciência e Tecnologia de Alimentos. O curso de Planejamento de Cardápio ensina pratos elaborados com o aproveitamento de cascas e folhas de frutas, verduras e legumes, tais como o bife de casca de banana, o doce de casca de maracujá e o charuto árabe de folha de couve-flor, entre outros. Enquanto o curso de Bolos e Doces ensina diferentes tipos de bolos e doces, incluindo receitas, técnicas e modelos.

Turma de Planejamento de Cardápio da TF com a instrutora Gleice Vasconcelos; coordenadora do Banco, Georgina Galvão; e coordenadora do CRAS, Jane Bordalo.

Cremação

No próximo dia 26 de junho, o Donas de Si chegará ao bairro da Cremação, ofertando 20 vagas para o curso de Jardinagem e Paisagismo e mais 20 vagas para o curso de Fabricação Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza.

COP 30

O Donas de Si atua de duas formas. Por meio do contrato com o Senar são realizadas aulas nos territórios para o atendimento de públicos vulneráveis. Já por meio do contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), as aulas acontecem nos laboratórios dessa instituição com as vagas preenchidas em inscrições abertas ao público.

No segundo caso, o contrato está em fase de renovação. A Prefeitura está contratando novos cursos voltados à COP-30, a conferência de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), que vai atrair grande público de várias partes do mundo a Belém, em 2025.

Entre os novos cursos que serão ofertados estão Inglês Comercial, Recepcionista, Camareira, Operador de Áudio e outros. Alguns dos cursos mais procurados do ano anterior serão mantidos, como Corte de Cabelo, Corte e Costura, Excel e Informática Básica.