O que você procura?

Prefeitura de Belém investe em qualificação profissional já para a COP-30

• Atualizado há 11 meses ago

Belém foi confirmada nesta sexta-feira, 26, como sede da COP 30, a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, em 2025. A Prefeitura já está se preparando para esse evento de importância mundial, que vai atrair milhares de visitantes de várias partes do mundo, exigindo investimentos.

Por meio do Banco do Povo de Belém, novos cursos estão sendo contratados para o programa de qualificação profissional “Donas de Si” junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Preparação 

O objetivo é preparar a população local para usufruir das oportunidades de emprego e renda que surgirão por conta do evento. Ao todo, deverão ser contratados 27 cursos, com o investimento previsto de R$ 500 mil (meio milhão) para a oferta de 1.166 vagas ainda este ano. A meta é que igual valor seja investido para o primeiro semestre de 2024. 

O “Donas de Si” oferece cursos gratuitos à população de Belém que são contratados junto a instituições de excelência e com a expedição de certificados com validade nacional. O programa já atingiu o resultado de 1.800 pessoas concluintes de cursos. 

Reunião que definiu os novos cursos a serem contratados pela Prefeitura junto ao Senac.

Neste mês de maio, o contrato com o Senac está sendo renovado por mais um ano, oportunidade em que novos cursos estão sendo contratados para ser oferecidos à população.

Qualificação para a COP-30

Entre a relação de cursos já conhecidos dos belenenses – como informática básica, corte e costura, corte de cabelo e outros – vão se somar os novos cursos voltados para a COP-30. São eles: Inglês para comerciários (60 horas-aula), Operador de áudio (200h), Adobe Premiere Pro-edição e finalização de vídeos (48h), Edição de imagem (20h), Fotografia com Smartphone (20h), Barista (160h), Culinária sem glúten (20h), Confeitaria vegana (40h), Auxiliar de cozinha (40h), Agente de limpeza e conservação (160h), Técnicas de limpeza e conservação de ambientes (40h), Camareira em meios de hospedagem (160h), Camareira – técnicas de hospedagem e lazer (40h) e Recepção de hotéis: operação e procedimentos (36h). As aulas acontecerão nos modernos laboratórios das instalações do Senac. 

A renovação desse contrato ainda está em fase de conclusão. A previsão de abertura de novas inscrições é para o próximo mês de junho. 

Em paralelo, o Banco do Povo mantém contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do qual oferta outros cursos de excelência para o atendimento de públicos vulneráveis, dentro dos bairros e distritos. Esse contrato ainda está em curso, com validade até o próximo mês de agosto.

Veja também