Prefeitura inicia novos cursos de qualificação do Donas de Si

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, deu início aos primeiros cursos gratuitos do contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Pará), na segunda-feira, 27. A coordenadora-geral do Banco, Georgina Galvão, deu as boas-vindas aos alunos das turmas de Informática Básica, Excel e de Básico de Hidratação e Escova de Cabelo.

Ao todo, 1.155 vagas em 26 cursos serão oferecidas à população até 2023, por meio desse contrato com o selo do programa de qualificação profissional Donas de Si, da Prefeitura.

Oportunidade – A manicure Diene Pereira, de 42 anos, moradora do bairro da Marambaia, viu no curso de informática uma oportunidade para melhorar o currículo. “Já fiz o curso básico de informática, mas já faz muito tempo, tô desatualizada. Hoje, pra ter sucesso, tem que mexer no computador”, disse.

Já Ingrid Almeida, de 29 anos, do bairro Tapanã, aluna do curso de Excel, sentiu a necessidade de estudar mais. “Percebo que o mercado está focado no conhecimento em informática. Um curso de Excel ajuda muito, ainda mais pela condição financeira (pelo fato de ser gratuito)”, destacou.

A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, deu as boas-vindas aos alunos das turmas de Informática Básica e de Excel, dos turnos da manhã, tarde e noite, nesta segunda-feira, 27, no Centro de Educação Profissional Papaleo, do Senac, localizado na rua Aristides Lobo com a travessa Benjamin Constant, no bairro do Reduto.

Qualificação, crédito e renda – “Esses cursos fazem parte da política de qualificação profissional e de geração de renda da Prefeitura de Belém. Nosso objetivo é apoiar as pessoas a se prepararem melhor para o mercado de trabalho, seja na expectativa de obter um emprego formal, seja para empreender”, declarou Georgina.

“E quem desejar empreender, pode contar com o Banco do Povo também para obter o crédito solidário que vai ajudar a alavancar o pequeno negócio”, completou.

Ao todo, 80 alunos estão contemplados em quatro turmas desses dois cursos que tiveram as aulas iniciadas. A carga horária de Informática Básica é de 160 horas e, de Excel, é de 60 horas.

Hidratação e Escova – Já o curso de Básico de Hidratação e Escova, teve as inscrições abertas ao público para a turma que vai iniciar as aulas somente no próximo dia 11 de julho.

Nesta segunda-feira, 27, teve início a turma desse curso direcionada ao público LGBTQIA+ atendido pela Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), da Prefeitura de Belém. As aulas ocorrem no Centro de Educação Profissional Belém, do Senac, situado na rua Serzedelo Corrêa, bairro de Batista Campos.

“É bom somar experiência pra ficar preparado pra tudo porque o (oportunidade) trabalho para nós (LGBTQIA+) é bem escasso, quem contrata costuma julgar muito pessoas como nós”, contou o estudante João Paulo Moraes, de 18 anos, que está na turma da CDS.

Ele fez o curso de Corte de Cabelo para Iniciantes, pelo Banco do Povo, em outubro de 2021 e, agora, quer expandir os conhecimentos. Ele pensa em empreender na área da beleza ao lado da mãe. “Esses cursos são uma ótima iniciativa. Tava precisando”, comemorou.

Demanda – A titular da CDS, Jane Patrícia Gama, recebeu os novos alunos do curso. “Temos uma demanda grande de cursos na CDS para a área de estética, principalmente entre as mulheres trans e as profissionais da noite. Elas buscam se profissionalizar para trocar de ofício. Depois do primeiro curso, algumas pessoas já estão trabalhando e tendo a própria renda”.

As inscrições para as turmas de Informática Básica, Excel e Hidratação e Escova de Cabelo ocorreram entre os dias 17 e 21 de junho, com a abertura de pré-inscrição no site do Banco do Povo e confirmação presencial na sede do órgão.