Prefeitura de Belém inicia novas turmas de Informática

O programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém, Donas de Si, deu início a mais três turmas de cursos gratuitos da área de informática, esta semana. São 30 alunos de Informática Básica, distribuídos em duas turmas, sendo uma de manhã e outra à tarde, e mais 15 alunos da turma de Excel, à tarde, totalizando 45 alunos.

As aulas ocorrem no Centro de Educação Profissional Papaleo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que foi contratado por meio do Banco do Povo de Belém para ministrar os cursos.

Matheus Paixão, de 18 anos, também quer aprender.

Mais experiência – A estudante Aicha Ruach, de 18 anos, aluna do Ensino Médio e moradora do bairro do Guamá, quer conquistar mais experiência para acessar o mercado de trabalho e, por isso, decidiu fazer o curso de Informática Básica. “Estou animada!”, comemora.

Ela é aluna da turma da manhã, assim como Matheus Paixão, também de 18 anos, do bairro do Jurunas. “Quero conhecer melhor computação, para arrumar um emprego bom. Estou gostando bastante. Estou me esforçando para aprender”, disse o jovem.

Valdeci Santos quer aprender informática para voltar ao mercado.

Oportunidade – Na turma de Informática Básica do turno da tarde, a autônoma Mônica Caldas, de 49 anos, que reside no conjunto Tenoné, em Icoaraci, revela que voltou a estudar para combater a depressão: “É uma oportunidade muito boa. É um curso muito almejado e essencial para qualquer atividade”, afirma.

Já o beneficiário do Bora Belém, Valdeci dos Santos, de 59 anos, que mora na Pedreira, conta que há muito tempo está fora do mercado de trabalho devido a um tratamento de saúde. Ele está animado com o curso: “Estou vendo nova perspectiva de vida”, conta.

A coordenadora do Banco deu as boas-vindas aos alunos.

Expectativa – O adolescente Isaac Guimarães, de 16 anos, que mora no Parque Verde, lembra que não foi aprovado em uma vaga de trabalho porque não tinha experiência com informática. “A minha expectativa é evoluir, ser o melhor na minha profissão”, diz o jovem que planeja cursar nível superior nessa área.

As aulas das turmas de Informática Básica se iniciaram na segunda-feira, 17, enquanto as aulas da turma de Excel começaram na terça-feira, 18, à tarde. A cordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, visitou os alunos nesta quarta-feira, 19, para dar as boas-vindas ao programa Donas de Si.

Mônica Caldas, do Tenoné, entrou na turma da tarde.

“Aproveitem essa oportunidade. O Senac emite certificados de validade nacional. Ao final dos cursos, aqueles que desejarem empreender, poderão contar conosco para acessar o crédito solidário do Banco do Povo”, disse a coordenadora.