Prefeitura de Belém inicia novas turmas de cursos de costura e confeitaria

• Atualizado há 1 ano ago

“Costuro pouco, estou desempregada. Fui demitida na pandemia. Esse curso abriu uma porta pra mim”, conta a ex-camareira de hotel, Ana Maria Paiva, de 61 anos, moradora do distrito de Icoaraci. Ela é uma das 15 alunas do curso de “Técnicas de Costura: Consertos e Ajustes”, oferecido pela Prefeitura de Belém, que teve início nesta quarta-feira, 9. Outro curso que começou foi o de “Técnicas Básicas de Confeitaria”, na última segunda-feira, 7.

Esses cursos são realizados pelo programa de qualificação profissional gratuita “Donas de Si”, que é operacionalizado pelo Banco do Povo em contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No Laboratório de Moda do Senac, cada aluna terá uma máquina de costura exclusiva para aprender.

Conserto e ajuste – Ao todo, 15 alunas estão participando do curso de Conserto e Ajuste, que teve inscrições realizadas por meio do site do Banco do Povo de Belém, em setembro passado. “Sou balconista, garçonete e cozinheira, trabalho em restaurante, mas não quero focar só nisso. Quero aprender mais coisas. A gente não sabe o dia de amanhã”, disse outra aluna, Ana Paula Pantoja, de 42 anos, do bairro do Telégrafo.

Quem também aproveitou a oportunidade foi Maria Isabel Belém, de 64 anos, que é aposentada como costureira de fábrica: “Quero aprender novas técnicas, sempre tive vontade de fazer cursos (na área). Ainda costuro em casa. Costureira nunca fica lisa, sempre tem trabalho”, afirma.

Maria Isabel Belém, 64 anos, costureira aposentada, quer aprender as novas técnicas.

A jornada será de 36 horas-aula. As aulas ocorrem no Laboratório de Moda do Senac, que fica no Centro de Educação Profissional Papaleo (CEP Papaleo).

Confeitaria – Já o curso de “Técnicas Básicas de Confeitaria”, com 15 vagas, acontece no novo Espaço de Gastronomia do Centro de Educação Profissional Belém (CEP Belém), do Senac, com jornada de 40 horas-aula.

14 alunas e 1 aluno de Confeitaria, do Donas de Si, estreiam o novo Espaço de Gastronomia do Senac.

“O curso é muito bom. É a oportunidade de um curso de graça para a população”, declara Dilcilene Silva, de 42 anos, que mora no bairro do Guamá. Ela é mãe de dois filhos, beneficiária do Auxílio Brasil. “Eu trabalho com uma chef de cozinha que, às vezes, me dá a parte das sobremesas pra fazer. Tenho uma base, mas não tenho as técnicas”, conta ela, que quer aprender mais sobre gastronomia.

Já Ana Beatriz Pereira, de 26 anos, da Terra Firme, relata que, apesar de ser formada em Biologia, tem a confeitaria como principal fonte de renda. “O professor tem bastante experiência. A estrutura do Senac é muito boa. Quero aprimorar o meu trabalho e aprender receitas novas. Poder voltar a estudar é muito bom”, comemora.

Adiamentos – Os cursos “Preparo de Hambúrguer Gourmet” e “Empreendedorismo Digital”, sendo este último direcionado a indígenas da etnia Warao, iriam começar no último dia 7, mas foram adiados para a quarta-feira, 16, após o feriado.