Prefeitura de Belém forma nova turma de corte de cabelo no programa Donas de Si

• Atualizado há 1 ano ago

Nesta segunda-feira, 31, mais uma turma de 13 alunos concluiu o curso Básico de Corte de Cabelo realizado pela Prefeitura de Belém, por meio do programa de qualificação profissional Donas de Si. Esse curso é executado pelo Banco do Povo de Belém, mediante contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O Donas de Si já qualificou 590 pessoas em Belém, sendo a maioria mulheres, incluindo mães provedoras do lar e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A maioria da turma não tinha experiência em corte de cabelo.

Sandra Pantoja, de 48 anos, que mora no conjunto do Tenoné e trabalha como manicure há 12 anos, é uma das alunas concluintes do curso de corte de cabelo e já vislumbra o incremento da renda própria.

Novo espaço – “Está pintando essa nova área de cabeleireira”, diz Sandra. “Estou tentando trabalhar com isso. Tenho a técnica e a força de vontade de continuar. O próximo passo será montar o meu espaço (de atendimento de beleza) em casa. Já tenho o carrinho (de manicure), quero comprar a mesa de manicure e o lavatório (de cabelo). Vou trabalhar na minha casa com o que eu tenho no momento”.

Paola Saldanha, que já é cabeleireira, ampliou os conhecimentos.

Avanço – Paola Saldanha, do bairro da Terra Firme, já trabalha como cabeleireira e conseguiu reciclar e ampliar o conhecimento sobre a área: “Esse curso veio agregar pra mim, aprendi novas técnicas com a professora e houve um avanço na minha técnica como cabeleireira”, comemora.

Valéria Costa, de 36 anos, do bairro do Coqueiro, também se prepara para trabalhar em casa, a fim de poder cuidar dos dois filhos, que cria sozinha. Hoje ela trabalha com a venda de bolos caseiros.

Valéria Costa quer empreender em casa para cuidar dos filhos.

“O meu filho foi diagnosticado com autismo”, conta Valéria. “Eu tenho que ficar mais perto dele. Estou aproveitando a oportunidade do curso, que abracei com tudo, gostei de verdade, foi maravilhoso. A professora é nota 10, ela faz aprender até quem não quer. Quero abrir o meu espaço e que essa seja a minha fonte de renda”.

“Os alunos conseguiram de fato assimilar o aprendizado de cortes de cabelo feminino, masculino e infantil”, destacou a instrutora Valdilene Silva. “Eles já podem iniciar a função profissionalmente”.