Nesta segunda-feira, 31, mais uma turma de 13 alunos concluiu o curso Básico de Corte de Cabelo realizado pela Prefeitura de Belém, por meio do programa de qualificação profissional Donas de Si. Esse curso é executado pelo Banco do Povo de Belém, mediante contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O Donas de Si já qualificou 590 pessoas em Belém, sendo a maioria mulheres, incluindo mães provedoras do lar e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Sandra Pantoja, de 48 anos, que mora no conjunto do Tenoné e trabalha como manicure há 12 anos, é uma das alunas concluintes do curso de corte de cabelo e já vislumbra o incremento da renda própria.
Novo espaço – “Está pintando essa nova área de cabeleireira”, diz Sandra. “Estou tentando trabalhar com isso. Tenho a técnica e a força de vontade de continuar. O próximo passo será montar o meu espaço (de atendimento de beleza) em casa. Já tenho o carrinho (de manicure), quero comprar a mesa de manicure e o lavatório (de cabelo). Vou trabalhar na minha casa com o que eu tenho no momento”.
Avanço – Paola Saldanha, do bairro da Terra Firme, já trabalha como cabeleireira e conseguiu reciclar e ampliar o conhecimento sobre a área: “Esse curso veio agregar pra mim, aprendi novas técnicas com a professora e houve um avanço na minha técnica como cabeleireira”, comemora.
Valéria Costa, de 36 anos, do bairro do Coqueiro, também se prepara para trabalhar em casa, a fim de poder cuidar dos dois filhos, que cria sozinha. Hoje ela trabalha com a venda de bolos caseiros.
“O meu filho foi diagnosticado com autismo”, conta Valéria. “Eu tenho que ficar mais perto dele. Estou aproveitando a oportunidade do curso, que abracei com tudo, gostei de verdade, foi maravilhoso. A professora é nota 10, ela faz aprender até quem não quer. Quero abrir o meu espaço e que essa seja a minha fonte de renda”.
“Os alunos conseguiram de fato assimilar o aprendizado de cortes de cabelo feminino, masculino e infantil”, destacou a instrutora Valdilene Silva. “Eles já podem iniciar a função profissionalmente”.