Prefeitura de Belém entrega certificados de cursos na Ilha do Combu

• Atualizado há 4 meses ago

A Prefeitura de Belém realizou a entrega de certificados do programa de qualificação profissional Donas de Si, na ilha do Combu, na manhã desta segunda-feira, 8. Ao todo, 32 alunos participaram dos cursos de “Processamento de Frutas e Produção de Doces” e de “Planejamento de Cardápio com o Aproveitamento Seguro de Alimentos”, que foram realizados na ilha por meio do Banco do Povo em parceria com a Coordenadoria da Mulher (Combel) e a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

A entrega dos certificados ocorreu na Fábrica de Chocolate Filha do Combu, onde a proprietária Izonete Costa, mais conhecida como a “Dona Nena”, participou de um dos cursos e também cedeu o espaço para a realização das aulas.

Alunos que receberam os certificados com as equipes da Prefeitura de Belém.

“Pra mim, o aprendizado foi maravilhoso. Os produtos (geleias e licores) que eu já fazia, estou fazendo melhor. Comecei a fazer geleia de açaí com a matéria-prima que tenho na região e também (estou fazendo) as cocadas e licores de açaí, jenipapo e araçá. A recepção dos novos produtos é muito boa, não fica nada na prateleira”, comemora Dona Nena.

Incremento

Uma das principais fontes de renda da ilha são os restaurantes que atraem belenenses e turistas. Alunos dos dois cursos relataram que conseguiram incrementar os pratos, trazendo novidades à clientela: “Eu adorei o curso. Introduzi geleias e licores de taperebá e de cupuaçu nos pratos e nos coquetéis. Está sendo um sucesso! Foi um curso muito gratificante, quero aprender bem mais, fazer outros cursos do Donas de Si”, conta Karina Kelly. “Eu aprendi receitas novas, como risoto de maniçoba e filhote no molho branco de camarão, que os clientes adoraram”, relata Dalcilene Palheta.

Os cursos foram realizados no ano passado, com instrução do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do contrato assinado com o Banco do Povo.

Karina Kelly já está incrementando pratos e coquetéis em um restaurante do Combu.

“Tivemos resultados de muita valorização dos nossos produtos regionais e da nossa gente, aqui no Combu”, destacou a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, ao ressaltar que os cursos integram o conjunto de ações de valorização do selo ‘Belém Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.

“É muito satisfatório que essas mulheres puderam realizar o curso e conquistar um espaço no mercado de trabalho”, disse a representante da Combel, Rose Reis.

Dona Nena, Georgina Galvão e a instrutora Cristiane Damasceno, do Senar.

Outros cursos

Na oportunidade, a Codem entregou os certificados de participação em outros cursos realizados pela instituição: “Empreendedorismo”, “Precificação e Montagem de Pratos e Habilidades Básicas na Cozinha”, “Atendimento ao Cliente”, “Aproveitamento Integral de Alimentos”, “Combate a Incêndio e Primeiros Socorros” e “Manipulação de Alimentos”, sendo esse último realizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Sabrina Barbosa, aluna de Planejamento de Cardápio, realizou vários dos demais cursos ofertados pela Codem. Ela saiu do evento com diversos certificados, orgulhosa do feito alcançado.

O diretor de Negócios da Codem, Rodrigo Teixeira, destacou que os cursos realizados pela pasta somam mais de 60 pessoas atendidas no Combu e mais de 400 nas seis edições do Festival Gastronomia das Ilhas. “As próximas edições do festival vão ocorrer em Outeiro e Mosqueiro, neste semestre”, informa Rodrigo.