Prefeito de Belém anuncia ações emergenciais para Outeiro

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou um pacote de medidas emergenciais para atender a população de Outeiro, afetada pela interdição da ponte que dá acesso à ilha, no final de janeiro. Entre as medidas, estão duas ações operacionalizadas por meio do Banco do Povo de Belém: R$ 1 milhão em crédito solidário (microcrédito) para apoiar os pequenos empreendimentos e 80 vagas dos cursos de qualificação profissional do programa Donas de Si.

A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, acompanhada da equipe de trabalho, visitou a ilha de Outeiro junto com o prefeito Edmilson Rodrigues e os representantes de outros órgãos municipais, no dia 28 de janeiro.

Outras ações

O prefeito assinou a ordem de serviço para a reconstrução da ponte, em parceria com o governo do estado, e também anunciou mais medidas para a população: auxílio emergencial aos donos e aos funcionários de barracas de praias, que dependem do turismo na ilha; distribuição de 5 mil cestas básicas à população; ampliação no distrito do programa de transferência de renda cidadã “Bora Belém”; o reforço no atendimento de saúde com a Unidade Básica Fluvial Camillo Vianna; recapeamento asfáltico de vias; e obras da escola municipal de educação fundamental Monsenhor José Maria Azevedo e Unidade de Ensino Infantil Itaiteua.

“Vamos garantir empréstimo com juros zero e até dois anos para pagamento (…) Esse esforço está sendo feito com todo amor, carinho e dedicação envolvendo toda a prefeitura de Belém”, disse o prefeito durante a visita a Outeiro.

A representante dos ambulantes de Outeiro, Elane Farias, agradeceu ao prefeito pelo apoio nesse momento difícil para os moradores. “Eu quero agradecer ao prefeito pelo apoio a nossa linda ilha de Outeiro. Os ambulantes são afetados com essa situação aqui na ilha e é com esse trabalho que nós ambulantes conseguimos levar o pão de cada dia pra casa”, disse Elane.

A presidente da Associação de Barraqueiros e Comerciantes de Outeiro, Elisangela Santos, que trabalha há 28 anos na Praia Grande, também ficou emocionada. “A gente vem enfrentando uma situação difícil com a pandemia e agora veio esse incidente da ponte no outro dia, nossa realidade ficou difícil. Eu só quero agradecer ao prefeito e ao governo pelas ações imediatas pra ilha”, disse.

Os investimentos de recursos próprios da Prefeitura de Belém para a ilha de Outeiro já chegam a R$ 5 milhões, destinados para as áreas social, de cidadania, saúde, mobilidade, economia, segurança e infraestrutura.

Os investimentos estão sendo aplicados nas ações emergenciais definidas pelo grupo de trabalho envolvendo 12 órgãos municipais.