Novos cursos de gastronomia, gestão e moda, da Prefeitura de Belém, terão inscrições abertas na terça, 25/10

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, abre nesta terça-feira, 25, as pré-inscrições para novos cursos gratuitos do programa de qualificação profissional Donas de Si.

Estão sendo oferecidas 75 vagas distribuídas em cinco turmas dos cursos de “Técnicas Básicas de Confeitaria”, “Preparo de Hambúrguer Gourmet” e “Doces para Festas”, da área da gastronomia; “Confecção de Bolsas em Tecidos”, da área da moda; e “Formação de Preços para o Vendedor”, da área da gestão.

Esses cinco cursos estão sendo oferecidos pela primeira vez no programa, com 15 vagas em cada turma. Para participar, é preciso ter a idade mínima de 16 anos.

As aulas são realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contratado pela Prefeitura e Banco do Povo para ministrar os cursos. Os concluintes receberão certificados com validade em todo o território nacional.

Donas de Si

O programa Donas de Si já qualificou mais de 577 pessoas em Belém, sendo a maioria mulheres, incluindo beneficiárias do programa de transferência de renda “Bora Belém”, da Prefeitura, e outras que são atendidas pelos Centros de Referência de  Assistência Social (Cras), também da Prefeitura.

Alunas concluintes de uma das turmas realizadas de Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios.

Atualmente, mais 89 alunos estão participando de cursos em andamento (corte e costura, corte de cabelo, manicure e pedicure, informática básica e Excel).

“Inicialmente, o prefeito Edmilson Rodrigues pensou esse programa para atender as mulheres, cuja parcela de mães provedoras do lar é muito grande na sociedade. Porém, os homens também já estão participando dos cursos. O objetivo da Prefeitura de Belém é oferecer cursos com aprendizados que possam gerar renda imediata aos alunos”, destaca a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Alunas e alunos do curso de Panificação Artesanal, já finalizado, no bairro da Pedreira.

Inscrições

As pré-inscrições estão acontecendo de forma on line, no site do Banco do Povo de Belém. Basta acessar o site, preencher a ficha de pré-inscrição e clicar em enviar. Não é possível se inscrever em mais de um curso.

As inscrições devem ser confirmadas de forma presencial, na sede do Banco do Povo (Av. Nazaré, 669, esquina da Trav. Quintino Bocaiúva, bairro de Nazaré), com a apresentação dos seguintes documentos: originais e cópias do documento de identificação (RG) com foto; do CPF; e do comprovante de residência na cidade de Belém.

Quem conseguir se cadastrar dentro das vagas disponíveis de cada curso, deverá comparecer no dia 27 ou no dia 28 de outubro (quinta e sexta-feira), das 8h às 13h. Já para quem conseguir vaga em cadastro de reserva, o comparecimento será no dia 03 de novembro (quinta-feira).

Detalhamento dos cursos ofertados

O curso de Técnicas Básicas de Confeitaria inicia no próximo dia 7 de novembro e vai até 22 do mesmo mês, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30. A carga horária é de 40 horas/aula.

O curso Preparo de Hambúrguer Gourmet também começa no dia 7 de novembro e vai até 17 do mesmo mês, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30. A carga horária é de 20 horas/aula.

O curso de Doces para Festas acontece entre os dias 23 e 29 de novembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30. A carga horária é de 20 horas/aula.

O curso de Formação de Preços para o Vendedor acontece entre os dias 21 e 29 de novembro, com aulas às segundas, terças e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. A carga-horária é de 18 horas/aula.

E o curso de Confecção de Bolsas em Tecidos começa no dia 1º de dezembro e segue até 16 de dezembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A carga horária é de 40 horas/aula.

As aulas dos cursos de gastronomia e de gestão serão realizadas no Centro de Educação Profissional Belém (CEP Belém), do Senac, situado na rua Serzedelo Corrêa, 279, bairro de Nazaré.

O curso de Confecção de Bolsas será no Centro de Educação Profissional Papaleo (CEP Pappaleo), do Senac, que fica na rua Aristides Lobo, 1058, esquina com a rua Benjamin Constant, bairro da Campina.