Novas turmas do programa Donas de Si já estão em aula

• Atualizado há 1 ano ago

Começaram as aulas das novas turmas dos cursos de qualificação profissional do programa Donas de Si, da Prefeitura de Belém. Pelas inscrições abertas ao público neste mês de fevereiro, iniciaram as turmas de Informática Básica, com 30 vagas, e de Preparo de Hambúrguer Gourmet, com 15 vagas. Ainda pela turma reservada às pessoas atendidas pela Coordenadoria da Mulher (Combel), da Prefeitura, começou Manutenção de Notebook, com 15 vagas, e para a turma destinada às alunas que já aprenderam a costurar, o curso de Modelagem Avançada, com 15 vagas.

“Agora tenho a oportunidade de buscar a minha qualificação para entrar no mercado de trabalho após ter me dedicado exclusivamente à família por 22 anos. Foi uma decisão que tomei. Agora que os filhos estão crescendo e o marido está para se aposentar, estou buscando algo pra mim”, conta a aluna de Manutenção de Notebook Cíntia Botelho, 39 , de Icoaraci.

Cíntia Botelho, de Icoaraci, cursa Manutenção de Notebook.

“Ontem (segunda-feira, 6) foi o primeiro dia, e eu achei muito legal, muito bom mesmo. A expectativa é que eu saia do curso com novos aprendizados”, comemorou a aluna de Informática Básica Ana Carolina Monteiro, 22 , que mora no bairro do Tapanã.

Preparando a COP-30

A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, órgão responsável pela realização do Donas de Si, Georgina Galvão, tem visitado as turmas iniciantes. “Os cursos têm uma certificação de peso, válida para todo o Brasil. Estamos investindo em cursos que serão importantes para Belém se preparar para receber a COP 30”, disse. Ela pediu sos alunos que se empenhem em concluir os cursos e ofereceu o crédito solidário aos que, ao final do curso, desejarem empreender.

Coordenadoras da Combel e do Banco do Povo visitam alunos.

As turmas são contratadas pela Prefeitura de Belém, por meio do Banco, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministra as aulas em seus laboratórios. No caso da turma de Manutenção de Notebook, as boas-vindas foram dadas junto com a titular da Coordenadoria da Mulher (Combel), da Prefeitura de Belém, Lívia Noronha.

“Essa turma é constituída em parte por mulheres acolhidas na Combel  e, em parte, pelos filhos dessas mulheres. Nós compreendemos que é importantíssima a participação dessas pessoas nesse curso porque a área de tecnologia abre portas para o mercado de trabalho formal e autônomo”, destacou.

Nova turma de Informática Básica com 30 alunos.

Qualificação e trabalho

Porporcionar oportunidades de qualificação e trabalho é um dos objetivos do programa municipal de atenção integral à mulher ‘É das Manas’, que atende as mulheres e as famílias delas. “É muito importante essa parceria da Combel com o Banco do Povo”, destaca Lívia.

No próximo dia 13 de fevereiro, serão iniciadas as turmas de Modelagem Avançada com a turma de costureiras do Fórum de Economia Solidária, e as turmas de Básico de Modelagem, Manutenção de Notebook, Maquiagem para Festas e Corte de Cabelo: Tendências Atuais, cujos alunos se inscreveram no Banco do Povo.