Nova turma de doceiros é qualificada pelo programa Donas de Si

• Atualizado há 1 ano ago

Quatorze alunos concluíram o curso de Doces para Festa, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio do programa de qualificação profissional Donas de Si, nesta terça-feira, 29.

“Fiquei muito feliz. Sou dona de casa, passei muito tempo sem trabalhar (remunerado). Agora, quero ter o meu dinheirinho. Vou mostrar os meus doces para as pessoas conhecerem”, comemora Maria Amélia, de 52 anos, moradora do bairro da Sacramenta e beneficiária do programa de transferência de renda do governo federal (Auxílio Brasil).

Ainda, na véspera, teve início uma turma do Donas de Si, do novo curso de Ferramentas de Marketing Digital.

Os cursos de Doces para Festas e Ferramentas de Marketing Digital são realizados gratuitamente por meio do Banco do Povo de Belém, com contrato de prestação de serviço firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Alunos e instrutor mostram os doces feitos durante o curso.

Emoção

“Quando a gente se inscreveu, foi como se tivesse passado no vestibular. A gente ficou muito emocionado e saiu contando pra todo mundo”, recorda a aluna Simone Santos, de 56 anos, moradora do bairro do Curió-Utinga, aluna di curso de doces, que se inscreveu pelo site do Banco do Povo de Belém junto com o filho com deficiência, Arthur Flexa, de 25 anos.

Mesa de doces feitos pelas alunas durante o curso.

“Sou mãe solo. Me dediquei só a cuidar do meu filho, não me profissionalizei em nada. Hoje sinto falta. Vivemos do benefício dele e faço bicos de faxina para ajudar na nossa renda”, acrescenta Simone Santos.

No curso com duração de uma semana, os alunos aprenderam a fazer vários tipos de doces, como camafeus, trufas, brigadeiros, quindins, monteiro lopes, bala baiana, salva-vidas, uvinha, beijinho, olho de sogra, paraense (doce de cupuaçu com queijo cuia) e outros. “O professor Otaviano Roma foi maravilhoso, atencioso, tratou a gente muito bem”, destacou Simone. As aulas aconteceram no novo Espaço Gastronômico do Senac.

Arthur Flexa entre as demais alunas botando a “mão na massa”.

“Hoje temos a perspectiva de uma nova realidade. Estamos vendo um futuro promissor, de ter uma fonte de renda digna com uma qualificação profissional maravilhosa a custo zero. A gente estava com perspectiva zerada e saiu pronto para o mercado de trabalho”, acrescenta a mãe de Arthur. “Agradeço a oportunidade ao prefeito Edmilson Rodrigues e ao Banco do Povo”, completa.

Crédito

A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, prestigiou o encerramento do curso e parabenizou os alunos que planejam se organizar em grupos de aval solidário, para acessar o crédito do próprio Banco do Povo com o objetivo de empreender.

“Vocês estão de parabéns por terem se dedicado a aprender, por terem se esforçado e aproveitado o curso. A Prefeitura e o Banco segue de mãos dadas com vocês”, elogiou.

Marketing Digital

Turma de Ferramentas Marketing Digital com o instrutor Rigel.

O curso Ferramentas de Marketing, com 15 vagas, teve início na segunda-feira, 28, no novo Espaço Multimeios Didáticos, do Senac. A turma atende a um grupo de empreendedoras de vendas diretas de Belém.