Mulheres do Jurunas fazem curso de Design de Sobrancelhas

Mais 15 mulheres fizeram o curso gratuito do programa de qualificação profissional Donas de Si, da Prefeitura de Belém, e já vislumbram a geração de renda para ajudar no sustento das famílias. A maioria delas é beneficiária do programa de transferência de renda, Bora Belém.

Banco do Povo e Senac – Elas concluíram o curso de Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios, na terça-feira, 6, que foi contratado pelo Banco do Povo junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PA).

As alunas dessa turma foram indicadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro do Jurunas, como a dona de casa Rosilene Viana, de 30 anos, moradora da Cidade Velha. Ela é mãe de dois filhos e espera poder montar um espaço para atender clientes dentro de casa, pois quer trabalhar enquanto vigia as crianças.

“Eu gostei muito, aprendi bastante. A professora é nota mil. Vocês proporcionaram esse momento importante pra nós, mulheres. Estou muito agradecida por essa oportunidade”, disse.

A turma completa ao lado da professora Andreza Dutra.

“O curso foi ótimo. Eu trabalho como manicure, mas pretendo trabalhar com o designer de sobrancelhas logo, logo”, comemora a aluna Ayanne Lima, de 24 anos, moradora do bairro do Jurunas, mãe solo de uma bebê de um ano de idade e beneficiária do Bora Belém.

A jovem Elaine Cristina Silva, de 19 anos, filha de beneficiária do Bora Belém, ainda não possui uma atividade laboral que obtenha renda, mas quer começar a trabalhar imediatamente com o que aprendeu. “O curso é ótimo, aprendi tudo o que foi ensinado dentro de sala, gostei bastante. A professora é incrível e não tratou ninguém com indiferença”.

Balanço – Atualmente, o programa Donas de Si está com turmas em andamento dos cursos de Básico de Corte de Cabelo, com 15 alunas designadas pelo Cras do bairro do Tapanã, e Unhas de Fibra, com 15 alunas indicadas pelo Cras do distrito de Icoaraci. O objetivo é atender a população vulnerável com qualificação profissional que possa gerar renda imediata.

Pré-inscrições – Ainda na terça-feira, 6, a Prefeitura de Belém e o Banco do Povo abriram chamada pública para as pré-inscrições a 111 vagas de sete novas turmas em seis cursos (Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios, Unhas de Fibra, Básico de Corte de Cabelo, Manicure e Pedicure, Excel e Costura e Técnicas de Costura: Consertos e Ajustes), com aulas pelo Senac. As vagas foram preenchidas em menos de 5 horas. As aulas dessas turmas vão ocorrer entre setembro e novembro.

Oferta – O contrato firmado pelo Banco do Povo junto ao Senac prevê a oferta total de 1.155 vagas até 2023, em 26 cursos nas áreas de informática, marketing digital, comércio e gestão, beleza, moda e gastronomia.