Mulheres do Jurunas conhecem os cursos do Programa Donas de Si

A Prefeitura de Belém leva ao bairro do Jurunas o curso de panificação artesanal e de processamento de frutas e produção de doces do Programa Donas de Si, do Banco do Povo de Belém.

Nesta quarta-feira, 22, os cursos foram apresentados a mulheres beneficiárias do Bora Belém, que recebem auxílio aluguel pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

O objetivo é oportunizar a autonomia financeira por meio da capacitação profissional e do apoio ao pequeno negócio.
Naiara Alencar, 29 anos, moradora do Jurunas, afirma que o curso escolhido oferece uma esperança para manter os filhos.

Oportunidade de renda para ajudar no sustento das famílias

“Eu sou manicure e estou desempregada, aprender a fazer pão vai me ajudar a manter a mim e aos meus filhos. Essa é uma nova oportunidade para as donas de casa”, afirma.

A mobilização das moradoras foi realizada pelo Promaben e Conselho de Referência em Assistência Social (CRAS).
Maria Oneide Barbosa, de 43 anos, que já trabalha vendendo salgados na rua, acredita que diversificar a produção pode melhorar a renda familiar.

“Meu marido sofreu um infarto e agora só o meu trabalho não é suficiente para suprir as nossas necessidades. Se eu aprender a fazer compotas e vender é mais uma renda que pode entrar e assim eu posso ter maior segurança no sustento da nossa casa”, conta.

Oficinas para famílias do Jurunas

As mulheres do Jurunas estão recebendo pela primeira vez os cursos do Programa Donas Si, do Banco do Povo de Belém, numa parceria com o Promaben.

“É um programa que vai fazer intervenção física de obras na área de saneamento e  para beneficiar a condição e a qualidade de vida das pessoas”, informa a subcoordenadora social do Promaben, Regina Penna, reforçando a importância da ação.

Ela enfatiza, que também serão feitos remanejamento de imóveis da área das obras, por isso, a área social atua para fazer a complementação das ações.

“Além de cuidar do processo de remanejamento dos imóveis, também é ofertada às famílias a possibilidade de garantir renda para melhorar um pouco a condição econômica”, explica Regina.

O Donas de Si chega ao Jurunas após ter formado 80 mulheres nos bairros do Bengui e do Tapanã. A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, explicou na reunião do Jurunas que, apesar do nome do programa exaltar o protagonismo feminino, os homens também podem participar.

Capacitação e financiamento

Georgina esclareceu, que o Donas de Si é um grande programa de capacitação, voltado inicialmente às mulheres do Bora Belém para que elas possam ter uma profissão nova, reciclar o que já sabem ou se especializar para que encontrem uma alternativa de geração de renda concreta.

“Estamos oferecendo a capacitação e, ainda, nos organizando para oferecer em breve o crédito social (microcrédito) para apoiar quem opte por montar o negócio próprio”, destacou a presidente do Banco do Povo de Belém.

O Bora Belém é o programa de renda cidadã da Prefeitura de Belém, que atende famílias em vulnerabilidade social com distribuição mensal de até R$ 450 por mês.

Texto: Márcia Lima e Enize Vidigal