Mosqueiro celebra 127 anos com crédito e programação cultural

Os 127 anos do distrito de Mosqueiro foi comemorado com uma grande programação promovida pela Prefeitura de Belém, na noite desta quarta-feira, 6, que levou lazer, investimentos e shows à ilha.

A celebração foi toda realizada na praça Matriz, no bairro da Vila, e contou com a presença do moradores do distrito, visitantes e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

A programação foi iniciada com o concerto da banda da Guarda Municipal de Belém. Em seguida, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou a Ordem de Serviço para as obras na praça Baía do Sol, que passará por uma reforma completa, com calçamento, paisagismo, iluminação, pinturas, bancos, lixeiras e recuperação de letreiro.

Microcrédito – Cerca de 20 tapioqueiras e feirantes dos mercados da Vila e do Chapéu Virado assinaram o contrato para o recebimento do Crédito Solidário, disponibilizado pela Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo.

Os valores recebidos variam de R$ 2,8 a R$ 4 mil, com taxa de juros de apenas 0,6 %.

Vendedora de coco há dois anos na praça Matriz da Vila, a permissionária Josiane Lima , de 42 anos, foi uma das beneficiadas com o crédito solidário e comemorou a iniciativa.

Ajuda bem-vinda – “Vamos receber um crédito para ajudar a melhorar nosso equipamento, comprar mais material. É uma ajuda enorme, será muito bem vinda. É muito importante, é um empréstimo a juros baixos, daqui pra frente só irá melhorar porque teremos nossos equipamentos novos, bonitos, organizados”.

Investimentos – O prefeito Edmilson Rodrigues destacou os investimentos que estão sendo realizados no distrito, entre eles a refoma do Mercado da Vila, a distribuição de microcréditos para os permissionários e as reformas das unidades de saúde.

“Pela primeira vez, os vendedores de Mosqueiro têm microcrédito, mais de 700 famílias deixaram de passar fome, pois recebem o Bora Belém. Vamos entregar o Mercado da Vila, já entregamos mais de sete unidades de saúde reformadas, vamos entregar escolas. Em parceria com o Governo do Estado, vamos reformar o Praia Bar, que será um laboratório de gastronomia”, comentou.

Parabéns – O bolo de quase quatro metros, com recheio de chocolate e cobertura de glacê de baunilha, doado pelo Instituto Nossa Gente, foi cortado e distribuído para a população. Os parabéns foram acompanhados pela Banda da Guarda Municipal.

Minha casa – Morador da zona rural da ilha de Mosqueiro, o aposentado Batista César, de 62 anos, ressaltou o amor pelo lugar que escolheu morar. “Mosqueiro é minha casa há mais de 60 anos. As praias,  a Vila, todas a beleza desse lugar que é de todos”.

A agente distrital de Mosqueiro,  Vanessa Egla, destacou que a prefeitura vem atuando no desenvolvimento do distrito. “Estamos trazendo benefícios para Mosqueiro, por meio de parcerias e convênios com órgãos municipais e outras instituições”.

A programação continuou com os shows da cantora Cinta Melo e de Mc Dourado.

Texto: Victor Miranda/ Agência Belém