Moradores do Maracacuera I e II receberão cursos de qualificação do Donas de Si

• Atualizado há 1 ano ago

Os moradores dos residenciais Maracacuera I e II, no distrito de Icoaraci, receberão o programa de qualificação profissional gratuito Donas de Si, da Prefeitura de Belém. A ação é articulada entre o Banco do Povo, por meio do qual é realizado o Donas de Si, e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que atendeu as famílias pelo programa habitacional do município.

Na noite do último dia 14 de fevereiro, aconteceu a mobilização para o preenchimento de 80 vagas dos cursos que serão ofertados no local, durante a segunda quinzena de março. A reunião com os moradores ocorreu na área dos residenciais.

Expectativas

Eliane Pimentel, 33 anos, mãe de três filhos e beneficiária do Bolsa-Família, está na expectativa de iniciar o curso para obter uma fonte de renda: “Estou desempregada, vendo cosméticos, mas quero aprender panificação porque aqui, no Maracacuera, a gente tem muita dificuldade de acesso a mercadorias, tudo vem de fora”.

“A importância da parceria entre a Sehab e o Banco do Povo é atender às famílias contempladas no ‘Minha Casa, Minha Vida’, que são famílias de vulnerabilidade social inscritas no programa habitacional. A possibilidade de qualificação profissional para a geração de renda é importante, principalmente para as mulheres que são chefes de família”, destaca o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.

O residencial de 960 apartamentos teve as unidades entregues pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em julho de 2022.

Qualificação

Estão sendo ofertados os cursos de “Panificação”, “Jardinagem e Paisagismo”, “Produção Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza” e “Planejamento de Cardápio com Aproveitamento de Alimentos”, cada um com 20 vagas. As aulas serão ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que tem contrato com o Banco do Povo.

“A maioria das pessoas interessadas que participou da reunião é de mulheres e também jovens. Elas estão amando a ideia de fazer os cursos”, conta o assessor da equipe de Capacitação do Banco do Povo, Jorge Oliveira.

Esta será a segunda vez que o Donas de Si promoverá cursos no no território de Icoaraci. Há um ano, 80 alunos, a maioria mulheres, receberam os cursos de “Panificação” e de “Processamento de Frutas e Produção de Doces” nos bairros do Cruzeiro e Ponta Grossa.