Mais 20 alunos concluem cursos oferecidos pela Prefeitura de Belém

Nesta sexta-feira, 16, mais 20 alunos finalizaram os cursos gratuitos de Básico de Corte de Cabelo e de Unhas de Fibra, oferecidos pela Prefeitura de Belém, por meio do programa de qualificação profissional Donas de Si.

Eles já podem obter renda imediata com os serviços que aprenderam, como o caso da manicure Jacqueline Lopes, de 34 anos, de Icoaraci, que visa ampliar a renda com o alongamento de unhas:  “você pode cobrar, no mínimo, R$ 120 por esse serviço”, comemorou. Ela atende clientes em casa para poder cuidar do filho com espectro autista.

A instrutora Waltiane Sodré posa ao lado dos alunos.

O Donas de Si é desenvolvido pelo Banco do Povo e as aulas foram ministradas em contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essas turmas foram formadas junto ao público atendido pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro do Tapanã e do distrito de Icoaraci, incluindo beneficiários do programa de transferência de renda Bora Belém.

Jacqueline também pretende fazer novos cursos no Banco do Povo, bem como acessar o crédito solidário oferecido pela instituição a fim de concluir o espaço de beleza que possui em casa.

“Quero me aperfeiçoar”, conta a aluna Lilian Lobato.

A opção de acessar o crédito solidário, que também é oferecido pelo Banco do Povo com juros baixos de até 0,01% e pagamento parcelado, foi explicada pela coordenadora-geral do Banco, Georgina Galvão. Ela esteve na finalização dos cursos para parabenizar os alunos.

Outra aluna, Lilian Lobato, de 21 anos, se entusiasmou com o aprendizado de corte de cabelo e já se inscreveu para o próximo curso, de design de sobrancelhas e embelezamento de cílios, que inicia na próxima semana. “Esse curso abriu as portas para eu continuar me aperfeiçoando. Quero trabalhar pra mim, com estética, para pagar a minha faculdade no ano que vem”, contou.

Parte da turma com a instrutora Elizabeth Santos.

Já o cabeleireiro Maycon Vilhena, de 28 anos, trabalha em salão de beleza e apostou no aprendizado de unhas de fibra. “Fiquei curioso em conhecer o alongamento de unhas. É um serviço bastante procurado. Vou passar a trabalhar com isso também. É uma forma de ampliar a minha renda”, observou.

Onze alunos concluíram o aprendizado em unhas de fibra e nove o de corte de cabelo. “Eles conseguiram desenvolver o corte feminino, estão saindo com a noção básica de corte masculino também, de linhas e ângulos (de corte)”, disse a instrutora Elizabeth Santos. “A turma foi muito dedicada e interessada em se aperfeiçoar”, afirmou a instrutora do curso de unhas de fibra, Waltiane Sodré.

“Apaixonada pela área da beleza”, diz Thalita Costa, que cursou unhas de fibra.

Novas turmas – Na próxima segunda-feira, 19, o programa Donas de Si dará início a três novas turmas com inscrições realizadas na chamada pública realizada no último dia 6 de setembro, por meio do site do Banco do Povo. Serão duas turmas de Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios e uma turma de Unhas de Fibra, com aulas no Senac.