Laboratórios da UFPA irão analisar produtos das alunas do ‘Donas de Si’

O Banco do Povo de Belém tem parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA) para que sejam analisados em laboratório os doces produzidos pelas concluintes do primeiro curso de capacitação do programa “Donas de Si”, nos bairros do Bengui e Tapanã. As análises nutricional e microbiológica irão atestar a composição, a qualidade e a validade dos alimentos. Nesta segunda etapa, o programa apoia as mulheres a iniciarem o próprio negócio.

A coordenadora-geral do BPB, Georgina Galvão, tratou dos detalhes da parceria nesta quinta-feira, 12, em reunião com o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza; o vice-diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, professor Eder Araújo; e os coordenadores dos laboratórios Físico-Químico, professor Fernando Morgado, e de Microbiologia, professora Consuelo Sousa, na Reitoria da universidade.

Produção de doces e geleias

Na próxima terça-feira, 17, as concluintes do curso no Bengui vão para a cozinha produzir cocada, doce de cupuaçu e geleias de pimenta e de maracujá com manga. O processo de produção será avaliado por uma instrutora de Ciência e Tecnologia de Alimentos e também pelos professores da UFPA, ocasião em que serão coletadas as amostras do material produzido.

“Vamos fazer vários testes com as amostras para atestar a composição nutricional no Laboratório Físico-Químico e, no Laboratório de Microbiologia, vamos verificar a questão da validade e se os produtos estão seguros ao consumo, livres de contaminação”, explica o vice-diretor da Faculdade.

A inspeção nos alimentos será realizada por meio do acordo técnico-científico para ações de desenvolvimento, que foi firmado entre a Prefeitura de Belém e a UFPA. “A intenção da universidade é contribuir para a redução da vulnerabilidade social, econômica e cultural. Dentro de dois anos, queremos que todos os nossos cursos tenham projetos e ações contínuas, desenvolvidos em parceria com a prefeitura, voltados para atingir esse objetivo”, ressalta o pró-reitor.

Calendário

Na segunda etapa do Donas de Si, as concluintes do curso de processamento de frutas e produção de doces do Bengui passarão por quatro dias de atividades na Escola Municipal Walter Leite, a partir da próxima terça-feira, 17. Enquanto as concluintes do Tapanã irão para Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros, de 24 a 27 de agosto.

Durante esses períodos, elas também receberão palestras da equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a fim de obter a carteira de manipulação de alimentos e palestras do Banco do Povo de Belém sobre crédito solidário e formas organizativas.