Já são 923 concluintes de cursos do programa Donas de Si, da Prefeitura de Belém

• Atualizado há 1 ano ago

O Banco do Povo, da Prefeitura de Belém, chega ao final do segundo ano da atual gestão do prefeito Edmilson Rodrigues com 1.025 pessoas inscritas e 923 concluintes dos cursos do programa de qualificação profissional Donas de Si.

O programa já realizou cursos nos bairros do Bengui, Tapanã, Jurunas, Guamá, Pedreira, Barreiro, Telégrafo e Sacramenta, e nos distritos de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro, atendendo pessoas em condição de vulnerabilidade social, como o público de áreas de remanejamento que recebem auxílio-aluguel, beneficiários do Bora Belém e de outros programas sociais, mulheres vítimas de violência doméstica, LGBTI+ e indígenas Warao refugiados. Também foi possível abrir inscrições à população em geral por meio do site do Banco do Povo.

Alunas de Panificação, do Senar, na Sacramenta.

Perspectiva de melhoria de vida

Desempregada há dois anos, desde o início da pandemia, Eliane Nogueira, de 47 anos, moradora do bairro do Telégrafo, fez o curso de Panificação. “Foi uma porta aberta pra mim. Um sonho realizado. Todo conhecimento é bem-vindo. Pretendo ter uma renda extra”, conta ela que é casada e mãe de dois filhos.

Outra aluna, Simone Nascimento, de 50 anos, fez o curso de Bolos e Doces no Barreiro. Mãe solo de dois filhos e beneficiária do Auxílio Brasil, ela planeja incrementar a venda de lanches que já possui em frente à casa da família. “Não quero parar, quero continuar (a fazer bolos). O curso foi maravilhoso. Espero que venham mais qualificações porque eu quero fazer, vou fazer todos”, garante.

Turma de Técnicas Básicas de Confeitaria, no Senac.

Em 2021, o Donas de Si teve 169 inscritos e 159 concluintes, e, em 2022 (até o dia 06/12), foram 856 inscritos, entre os quais 174 ainda estão em sala de aula e outros 590 finalizaram os cursos. A expectativa é encerrar este ano atingindo 923 concluintes no balanço de 2021 e 2022. Mais de 90% das alunas são mulheres.

Parcerias e Contratos

Lançado em 2 de junho de 2021, o programa Donas de Si foi iniciado com parcerias junto aos Sistemas Nacionais de Aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai), que atenderam principalmente mulheres do programa de renda cidadã Bora Belém.

Alunos e Informática Básica, no Senac. (Fotos: Ascom Banco)

Em 2022, o programa foi impulsionado com a assinatura dos contratos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Senar, nos valores de R$ 500 mil e de R$ 303 mil, respectivamente, o que possibilitou a oferta total de 1.755 vagas até 2023.

“Este ano, a Prefeitura ampliou a oferta de vagas e a variedade de cursos, incluindo as áreas de estética, informática, moda, gastronomia e gestão. Foram contratados serviços de qualidade, que possibilitam a geração de renda imediata e que emitem certificados com validade nacional”, detalha a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Turma de Planejamento de Cardápio, do Senar, no Guamá.

A coordenadora ressalta, que o Donas de Si começou como um programa voltado às mulheres, especialmente diante do grande número de lares chefiados por elas. Passou a atender também os alunos homens, mesmo que elas se mantenham entre a maioria nas turmas.