Restaurante Popular de Belém homenageia mulheres com refeição especial e serviços de saúde e beleza

• Atualizado há 1 ano ago

As frequentadoras do Restaurante Popular Desembargador Paulo Frota, da Prefeitura de Belém, foram homenageadas nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher.

Foi servido um cardápio especial de estrogonofe de carne e oferecidos serviços gratuitos de saúde e maquiagem, além da apresentação da DJ Jack Sainha e de distribuição de mudas de plantas. O evento teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Mulheres aprovaram

“Ganhei de graça a maquiagem. O cardápio está diferente hoje, está muito gostoso, aprovado. Sempre seremos mulheres fortes”, disse Mariléa Silva, de 60 anos, do bairro da Condor. Ela costuma ir ao Restaurante Popular. “Hoje estou desempregada, a situação está difícil. Soube do evento pelas redes sociais, foi maravilhoso”, completou.

Carmen Rocha, de 68 anos, do bairro do Telégrafo, também foi beneficiada. “Eu venho sempre aqui. Tá tudo ótimo. O almoço está divino, fiquei linda com a maquiagem e vou para o atendimento de saúde”, contou sorridente.

Saúde

Após o almoço, as frequentadoras puderam receber maquiagem de graça realizada pelas alunas do programa de qualificação profissional Donas de Si, da Prefeitura de Belém, com a assistência da instrutora do Senac, Luciana Vilhena, que cedeu também os produtos utilizados. O Senac ainda levou instrutoras e alunos do curso de Técnico de Enfermagem para a verificação de pressão arterial, teste de glicemia e exame antropométrico (método de avaliação das medidas do corpo).

A programação contou, ainda, com a colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que cedeu mudas de plantas para distribuição gratuita; da Fundação Escola Bosque (Funbosque), que cedeu arranjos florais para a decoração; da Coordenadoria de Comunicação Social da PMB, que elaborou banners decorativos; do Cerimonial da Prefeitura, que cedeu climatizadores; e da CZN Alimentação, empresa contratada para preparar as refeições do restaurante, cujos funcionários colaboraram decorando o espaço com balões.

Restaurante

O Restaurante Popular é uma política de segurança alimentar mantida pela Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo de Belém, que comercializa refeições com nutrição balanceada pelo valor simbólico de R$ 2, a unidade. Esse valor é possível em razão do subsídio custeado pela administração municipal. O restaurante costuma atender ao público em condição de vulnerabilidade social, servindo 1,2 mil refeições por dia, das 11h20 às 14h.

“O Dia Internacional da Mulher, para nós, é luta, é compromisso social e é carinho. A maquiagem, o cardápio especial, é esse o carinho que a gente oferece neste dia especial”, declarou a coordenadora do Banco do Povo, Georgina Galvão, o órgão responsável pela administração do Restaurante Popular.

A coordenadora anunciou a reforma do restaurante e disse que o funcionamento não será suspenso durante as obras e que a previsão é concluir em outubro deste ano.

“Estamos aqui a convite do Banco do Povo, em relação ao contrato que nós temos com o Banco para a realização dos cursos do Donas de Si. Hoje, nós estamos ofertando serviços à população como verificação de pressão arterial, teste de glicemia e de maquiagem. Está sendo muito bom participar”, destacou a coordenadora interina de Relacionamento com o Mercado, do Senac, Marília Ferreira.