Donas de Si inicia primeiras turmas de 2023

• Atualizado há 1 ano ago

Os primeiros 135 novos alunos inscritos para os cursos do programa Donas de Si, no último dia 10 de janeiro, entraram em aula esta semana nos cursos de Informática Básica, Excel e Tranças e Penteados. O programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém ofertou o total de 210 vagas em vários cursos com aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As turmas restantes entrarão em sala nos próximos dias.

E na quinta-feira, 19, a Prefeitura, por meio do Banco do Povo de Belém, realizará o I Encontro Donas de Si, no auditório do Centur, a partir das 8h30, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, para comemorar 1 mil pessoas atendidas pelo programa.

Alunos de Informática da tarde recebidos no auditório do Senac.

Sonho da qualificação

A universitária Larissa Aquino, de 21 anos, do bairro do Jurunas, iniciou o curso de Informática Básica para melhorar o currículo profissional. “Desde criança eu mexo com computador, mas não tenho certificado”, disse, pois a comprovação desse conhecimento é exigida pelo mercado de trabalho. Os certificados emitidos pelo Senac têm validade em todo o território nacional.

Somente na área de informática, 120 alunos iniciaram Informática Básica e de Excel: 75 alunos do primeiro curso, que começou na segunda-feira, 16, e 45 do segundo, nesta terça-feira, 17. Esses alunos estão divividos em seis turmas com aulas nos turnos da manhã e da tarde. A jornada é de 160 horas de Informática Básica e 60 horas de Excel.

Alunas na sala-laboratório de estética de cabelo, do Senac.

“Gosto das áreas de cabelo, moda e estética. Me atraiu (o curso) porque é gratuito. Tenho expectativa de trabalhar com isso. O pessoal fala bem (do Senac e do Donas de Si). A minha expectativa é grande”, contou Karine Castro, de 23 anos, que mora no bairro da Terra Firme. Ela é uma das 15 novas alunas do curso Tranças e Penteados. A jornada é de 20 horas.

Empregabilidade

A coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, deu as boas-vindas aos novos alunos: “Nosso objetivo é oferecer um curso de qualidade que auxilie as pessoas diante da crise de empregabilidade, seja possibilitando o acesso ao mercado de trabalho por meio do emprego, seja estimulando a autonomia financeira por meio do empreendedorismo. E, nessa segunda possibilidade, a Prefeitura de Belé e o Banco do Povo contam também com o crédito solidário para apoiar os pequenos negócios”.

Expectativa das novas alunas de Informática Básica.

Mapa Digital

O I Encontro Donas de Si celebra o alcance de 1 mil pessoas atendidas no programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém, que é operacionalizado por meio do Banco do Povo. A expectativa é promover um reencontro de ex-alunos com instrutores e equipe da Prefeitura, lançar o Mapa Digital da localização do atendimento por bairro da cidade e anunciar o calendário de novos cursos que serão ofertados em 2023.

O Mapa Digital, que ficará disponível para consulta no site do Banco do Povo de Belém (bancodopovo.belem.pa.gov.br), também vai apontar a localização das pessoas atendidas pelo crédito solidário. Essa é outra política do Banco, que possibilita o apoio a pequenos empreendimentos de Belém com pagamento parcelado e a juros baixos (incluindo a possibilidade de juro zero) de valores de até R$ 5 mil para pessoa física e de até R$ 10 mil para pessoa jurídica.