Os primeiros 135 novos alunos inscritos para os cursos do programa Donas de Si, no último dia 10 de janeiro, entraram em aula esta semana nos cursos de Informática Básica, Excel e Tranças e Penteados. O programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém ofertou o total de 210 vagas em vários cursos com aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As turmas restantes entrarão em sala nos próximos dias.
E na quinta-feira, 19, a Prefeitura, por meio do Banco do Povo de Belém, realizará o I Encontro Donas de Si, no auditório do Centur, a partir das 8h30, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, para comemorar 1 mil pessoas atendidas pelo programa.
Sonho da qualificação
A universitária Larissa Aquino, de 21 anos, do bairro do Jurunas, iniciou o curso de Informática Básica para melhorar o currículo profissional. “Desde criança eu mexo com computador, mas não tenho certificado”, disse, pois a comprovação desse conhecimento é exigida pelo mercado de trabalho. Os certificados emitidos pelo Senac têm validade em todo o território nacional.
Somente na área de informática, 120 alunos iniciaram Informática Básica e de Excel: 75 alunos do primeiro curso, que começou na segunda-feira, 16, e 45 do segundo, nesta terça-feira, 17. Esses alunos estão divividos em seis turmas com aulas nos turnos da manhã e da tarde. A jornada é de 160 horas de Informática Básica e 60 horas de Excel.
“Gosto das áreas de cabelo, moda e estética. Me atraiu (o curso) porque é gratuito. Tenho expectativa de trabalhar com isso. O pessoal fala bem (do Senac e do Donas de Si). A minha expectativa é grande”, contou Karine Castro, de 23 anos, que mora no bairro da Terra Firme. Ela é uma das 15 novas alunas do curso Tranças e Penteados. A jornada é de 20 horas.
Empregabilidade
A coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, deu as boas-vindas aos novos alunos: “Nosso objetivo é oferecer um curso de qualidade que auxilie as pessoas diante da crise de empregabilidade, seja possibilitando o acesso ao mercado de trabalho por meio do emprego, seja estimulando a autonomia financeira por meio do empreendedorismo. E, nessa segunda possibilidade, a Prefeitura de Belé e o Banco do Povo contam também com o crédito solidário para apoiar os pequenos negócios”.
Mapa Digital
O I Encontro Donas de Si celebra o alcance de 1 mil pessoas atendidas no programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém, que é operacionalizado por meio do Banco do Povo. A expectativa é promover um reencontro de ex-alunos com instrutores e equipe da Prefeitura, lançar o Mapa Digital da localização do atendimento por bairro da cidade e anunciar o calendário de novos cursos que serão ofertados em 2023.
O Mapa Digital, que ficará disponível para consulta no site do Banco do Povo de Belém (bancodopovo.belem.pa.gov.br), também vai apontar a localização das pessoas atendidas pelo crédito solidário. Essa é outra política do Banco, que possibilita o apoio a pequenos empreendimentos de Belém com pagamento parcelado e a juros baixos (incluindo a possibilidade de juro zero) de valores de até R$ 5 mil para pessoa física e de até R$ 10 mil para pessoa jurídica.