O que você procura?

Donas de Si inicia o curso gratuito de “Hambúrguer Gourmet” para 15 alunos

• Atualizado há 1 ano ago

Na noite da quarta-feira, 16, começou o novo curso do programa de qualificação Donas de Si, da Prefeitura de Belém, Preparo de Hambúrguer Gourmet. A turma tem 15 alunos que se inscreveram por meio do site do Banco do Povo.

A coordenadora-geral do Banco, Georgina Galvão, deu as boas-vindas aos novos alunos e anunciou a meta de chegar a mil concluintes até o final de 2022. As aulas acontecem no recém-inaugurado Espaço de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que foi contratado para ministrar o curso.

“Tenho vontade de conhecer, me aprofundar, aprender sobre o ponto da carne e a fazer os molhos: é um curso bem atual do mercado”, declara a aluna Geruza Noronha, 32 anos, que reside no distrito de Icoaraci. Mãe de uma criança, Geruza é beneficiária do Bora Belém e, atualmente, se aprofunda nos estudos para melhorar de vida.

Já para Anderson Silva, de 36 anos, do bairro do Telégrafo, que já presta serviço como chapista em um ponto de lanche, o curso veio agregar valor à atividade. “Quando vi o anúncio de inscrição pelo site (do Banco do Povo), percebi que era a minha oportunidade de abrir o meu próprio negócio”.

Anderson Silva, 36 anos: quer aprender e empreender.

A coordenadora-geral do Banco do Povo explicou que o próximo passo da relação deles com a instituição poderá ser o acesso ao crédito solidário para montar o incrementar o pequeno negócio próprio. “O juro do parcelamento varia até 1,5%. Para quem é beneficiário de programas de transferência de renda, Bora Belém e Auxílio Brasil, o juro é zero”, pontuou Georgina.

Curso

Preparo de Hambúrguer Gourmet é um curso que está estreando no Donas de Si. Tem a duração de apenas sete dias, com aulas de segunda a sexta-feira. 

Os alunos irão aprender a fazer a moagem e blend de diferentes cortes de carne, usar utensílios e equipamentos apropriados, conhecer os pontos e os métodops de cocção da carne (mal-passado, ao ponto e bem passado), fazer vários tipos de molhos, sobre os acompanhamentos, tipos de pães, montagem e apresentação do sanduíche.

Coordenadora do Banco, Georgina Galvão, cumprimenta alunos.

“Esse curso é para as pessoas que gostam de cozinhar e querem aprender mais, seja para empreender, entrar no mercado ou mesmo para cozinhar em casa”, disse a instrutora Carina Costa.

Balanço

O Donas de Si está com 603 alunos beneficiados. Atualmente, o programa está com várias turmas em andamento. Na ilha de Mosqueiro, 80 alunos cursam Jardinagem e Paisagismo e Processamento de Frutas e Produção de Doces, por meio com contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Já com o Senac, são 15 alunos de Técnicas Básicas de Confeitaria, 15 alunas de Manicure e Pedicure, 15 alunas de Técnicas de Costura: Consertos e Ajustes, 30 alunos de Informática Básica, 15 alunos de Excel e 15 alunos indígenas da etnia Warao no curso de Empreendedorismo Digital. 

Veja também