Donas de Si inicia cursos de panificação e doces no Jurunas

O “Donas de Si”, programa de capacitação profissional da Prefeitura de Belém, chegou ao bairro do Jurunas, nesta segunda-feira, 18. A ação realizada por meio do Banco do Povo de Belém conta com a parceria do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben). Quarenta moradores, entre beneficiários do Bora Belém e do auxílio-aluguel do Promaben, iniciaram os cursos de processamento de frutas e produção de doces e de panificação artesanal com instrução do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que emite certificado de validade nacional. As aulas acontecem durante duas semanas, no Centro Comunitário Paulo Roberto.

“Eu quero aprender para vender e ter uma renda própria, não depender de ninguém”, disse a aluna Varlene Martins, de 34 anos, que é provedora do lar, mãe de dois filhos e beneficiária do Bora Belém. Ela iniciou o aprendizado em processamento de frutas e produção de doces, cujas aulas acontecem no turno da manhã.

Já o autônomo Jorge Luiz Costa, de 51 anos, trabalha com a produção e venda de lanches e começou o curso de panificação. “Quero ampliar os conhecimentos para diversificar os meus produtos. A gente tem que aprender para avançar e progredir”, destacou. Outra aluna desse curso, Lilian Alves, de 37 anos, é beneficiária do Bora Belém e mãe de três filhos. Ela trabalha com a produção de salgadinhos para festas de aniversárioe também pretende ampliar a oferta de produtos.

Nesse curso, 20 alunos aprendem a fazer doces, compotas, geleias, cocadas e licores de várias frutas, banana chips e picles, no turno da manhã. Já no turno da tarde, acontece o curso de panificação para 20 alunos que ensina a fazer diferentes tipos de pães, biscoitos, salgados e bolo. Os cursos têm duração de duas semanas.

Os alunos receberam as boas-vindas da coordenadora-geral do BPB, Georgina Galvão; da subcoordenadora do Promaben, Regina Penna; do presidente da Fundação Papa João XXIII, Alfredo Costa; e do coordenador do Tá Selado Benedito Costa, além da presidente do centro comunitário, Joana Matos.

A dirigente do Banco do Povo observou que o programa Donas de Si é uma prioridade do prefeito Edmilson Rodrigues para estimular o empreendedorismo e a autonomia financeira entre a população que mais precisa. “Começamos o Donas de Si nos bairros do Bengui e Tapanã, onde formamos 80 mulheres que já estão produzindo para vender. Agora chegamos ao Jurunas, onde contamos com o envolvimento da comunidade”, comemora.

Já o presidente da Funpapa, observou que 700 famílias em situação de vulnerabilidade social estão recebendo o programa de transferência de renda Bora Belém no Jurunas.