Cursos do programa ‘Donas de Si’ chegam ao Jurunas, Condor e Cremação

Os coordenadores-gerais do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Rodrigo Rodrigues, reuniram nesta quarta-feira, 11, para tratar da parceria que vai levar os cursos de capacitação do programa Donas de Si para os bairros atendidos pelo programa: Jurunas, Condor e Cremação.

A meta da iniciativa intersetorial da Prefeitura de Belém é priorizar o atendimento de mulheres chefes de lares que são beneficiárias do Bora Belém e do auxílio-aluguel.

O Donas de Si já capacitou 80 mulheres dos bairros do Bengui e Tapanã com o curso de processamento de frutas e produção de doces e segue apoiando para que elas possam empreender de forma coletiva. Agora, o Banco do Povo de Belém encontrou no Promaben um novo parceiro para capacitar mais mulheres em condição de vulnerabilidade social, levando o programa a mais bairros de Belém.

Qualificação potencializa ações na área do Promaben

“No Promaben encontramos famílias que estão há dez anos recebendo auxílio aluguel, fragilizadas por uma situação de degradação ambiental e social. Um dos focos do programa é realizar obras e ações, entre elas a educação ambiental e sanitária que vem garantir a capacitação da população em termos de qualificação profissional”, conta Rodrigo. “A parceria vai potencializar as atividades do Promaben e do Banco do Povo de Belém”, completa.

O Promaben fará o mapeamento da demanda no Jurunas, na Condor e na Cremação para oferecer o serviço. “Temos condição de oferecer a capacitação do Donas de Si nessa parceria e, posteriormente, chegarmos ao processo de financiar pequenos negócios (crédito solidário)”, complementa Georgina. “De imediato poderemos fornecer o curso de processamento de frutas e produção de doces, mas em breve teremos outras alternativas nas áreas de estética e moda, que estamos organizando”, finaliza a coordenadora.