Cursos do Donas de Si ajudam a melhorar a vida de moradoras do Maracacuera I e II

• Atualizado há 8 meses ago

A entrega dos 960 apartamentos dos residenciais Maracacuera I e Maracacuera II,  no distrito de Outeiro, completou um ano em agosto. Para além da segurança habitacional, a Prefeitura de Belém ofereceu aos moradores quatro turmas de cursos de ‘Planejamento de cardápio com o aproveitamento seguro de alimentos’, ‘Floricultura, jardinagem e paisagismo’ e ‘Fabricação de produtos de higiene e limpeza’. Essa iniciativa têm ajudado algumas famílias a obter renda, além de estimular a colaboração e o cooperativismo.

Além da conquista da moradia, muitas famílias festejam a geração de renda alcançada com a abertura de pequenos negócios, especialmente, depois do curso de formação  do Programa Donas de Si, realizado no próprio Maracacuera.

A dona de casa Clícia Trindade Monteiro, de 57 anos, se juntou com três moradoras que fizeram curso de culinária e o grupo montou uma banca de venda de comidas típicas. “É uma forma de fortalecer as nossas famílias, essas mães que tanto precisam de renda para sustentar os filhos”, disse a empreendedora, que já pensa em expandir os negócios. “A ideia é chamar outras mulheres para se juntar, ir ao Banco do Povo e buscar recursos para investir”, acrescentou.

Desde 2021, quando assumiu a gestão da Prefeitura de Belém, o prefeito Edmilson Rodrigues determinou a área de habitação de interesse social como prioridade. “Retomamos obras, entregamos apartamentos, e ganhamos prazo para concluir e dar dignidade, moradia digna aos moradores de Belém. Precisamos de muitos direitos, mas o direito à moradia, um abrigo para viver feliz, é tudo o que sonha o ser humano”.

“A gestão municipal trabalha exatamente para que essas famílias se sintam e estejam seguras, vivendo em casas dignas e com a Prefeitura próxima, assegurando serviços e direitos que foram negados por uma vida inteira para a maioria delas”, declarou o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.