Curso que apoiou Festival Gastronomia das Ilhas em Cotijuba, agora chega ao Combu

• Atualizado há 8 meses ago

O programa de qualificação profissional gratuito Donas de Si, da Prefeitura de Belém, se tornou um importante suporte ao Festival Gastronomia das Ilhas, também realizado pela administração municipal. O evento, que teve a 5a edição na ilha de Cotijuba, em agosto, prepara a 6a edição na ilha do Combu para os próximos dias 11 e 12 de novembro. Assim como ocorreu em Cotijuba, quando donos de bares, pousadas e restaurantes receberam o curso de Planejamento de Cardápio, agora, novamente, os chefs e funcionários de restaurantes do Combu também recebem uma semana do mesmo curso, a partir desta segunda-feira, 18.

O Festival Gastronomia das Ilhas visa o fortalecimento do selo “Cidade Criativa da Gastronomia” que foi concedido a Belém pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O evento é realizado por meio da Companhia Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) com a participação de vários órgãos da Prefeitura. E o Banco do Povo de Belém, responsável pelo programa Donas de Si, vem somar a essa iniciativa.

As aulas começaram no Combu, nesta segunda-feira, 18, e vão até a sexta-feira, 22.

Na semana passada, a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, e a equipe da Codem estiveram no Combu para convidar os empreendedores da ilha a participarem do curso. São ofertadas 20 vagas. O curso é ministrado com instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), instituição contratada pelo Banco.

Como foi em Cotijuba

“A Ilha de Cotijuba tem um potencial turístico muito forte, por isso é muito importante nos capacitarmos em todos os sentidos. É necessário porque vem muita gente de fora e nós precisamos estar preparados. Foi muito boa essa capacitação”, declarou a dona do Restaurante Na Ilha, Rita Marley. No festival, os moradores e os visitantes de Cotijuba puderam saborear, no estabelecimentos participantes, os petiscos de entrada, prato principal e sobremesa pelo preço individual de R$ 59,90.

Prefeito Edmilson Rodrigues entregou certificados dos cursos aos empreendedores de Cotijuba.

O prefeito Edmilson Rodrigues pestigiou a 5a edição. Ele destacou que o festival cria a possibilidade de ampliar a presença turística nas ilhas, especialmente dos moradores de outros bairros de Belém, mas também de outras cidades e países para “melhorar a vida de todo mundo”.

A proprietária da Pousada e Restaurante Farol, Gláucia Silva, disse que o Festival da Gastronomia era muito aguardado pelos empreendedores da ilha. “O evento mostra o que a nossa Ilha tem para oferecer, que não é só a praia. A gente trabalha com hortifrutigranjeiros e artesanato, temos muitas coisas aqui. O festival é um festejo aqui na Ilha”, afirmou. Ela apresentou aos clientes o prato composto de bolinho de piracuí com tucupi apimentado, filhote moqueado na folha da bananeira com pirão de tucupi e arroz de coco e a sobremesa de tapioca com recheio de capim-santo.