Alunas do Donas de Si concluem curso Básico de Corte e Costura

• Atualizado há 1 ano ago

Treze alunas concluíram o curso “Básico de Corte e Costura”, do programa de qualificação profisional da Prefeitura de Belém “Donas de Si”, na última segunda-feira, 7. A turma foi preenchida por mulheres empreendedoras do segmento da economia solidária.

Elivane Rabelo, de 44 anos, que mora no bairro da Pratinha e é beneficiária do programa de renda cidadã da Prefeitura de Belém, Bora Belém, contou que o objetivo dela foi aprimorar o conhecimento de costura para trazer mais qualidade aos produtos que desenvolve.

As alunas com a instrutora Vaine Cunha, do Senac.

“Já trabalho com costura, fazendo bolsas, porta-moedas e sacolas ecológicas, principalmente personalizados para eventos. Eu fazia sem conhecer os pontos (de costura). Aprendi com a minha mãe e fui fazendo. Hoje, a nossa demanda está muito grande e estou procurando me aperfeiçoar, para oferecer ao cliente o produtos com mais qualidade e melhor acabamento. Aprendi bastante, foi muito bom”, comemorou Elivane.

“Eu costurava há muito tempo em máquinas antigas, de pedalar, mas fiquei muitos anos sem praticar. Gostei demais do curso e pretendo fazer o curso avançado”, contou a aluna Fátima Freitas, do bairro do Telégrafo

Donas de Si- O programa é realizado por meio do Banco do Povo de Belém, que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para ministrar as aulas. As alunas do curso Básico de Corte e Costura receberam 48 horas-aula no Laboratório de Moda do Centro de Educação Profissional Papaleo (CEP Papaleo), do Senac.

O programa Donas de Si já realizou cursos de qualificação propfissional para 612 pessoas, sendo a maioria mulheres, incluindo aquelas em condição de vulnerabilidade social que recebem atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou que recebem auxílios de transferência de renda, como o Bora Belém, da Prefeitura de Belém.