Abertas inscrições para cursos de beleza, moda e informática

A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, abriu nesta terça-feira, 6, as pré-inscrições para novos cursos gratuitos do programa de qualificação profissional Donas de Si. Estão sendo oferecidas 111 vagas em 7 turmas de 6 cursos: “Excel”, da área de informática; “Técnicas de Costura: Consertos e Ajustes”, da área de moda; e as demais da área de estética: “Unhas de Fibra”, “Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios” (este, com 2 turmas), “Básico de Corte de Cabelo” e “Manicure e Pedicure”.

Os cursos foram contratados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que emitirá os certificados de conclusão com validade no território nacional.

“Há um ano e dois meses, a Prefeitura de Belém e o Banco do Povo começaram a oferecer os cursos do programa Donas de Si junto a diferentes parceiros. Somente o contrato firmado com o Senac, prevê a oferta total de 1.155 vagas até 2023, em 26 cursos nas áreas de informática, marketing digital, comércio e gestão, beleza, moda e gastronomia”, observa a coordenadora-geral do Banco, Georgina Galvão. Desse contrato, 102 pessoas receberam os certificados, na semana passada, e mais 85 estão finalizando os cursos.

Aluna fez o curso Básico de Corte de Cabelo, em outubro de 2021.

“Além disso, acabamos de firmar contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, em breve, vamos abrir mais oportunidades de cursos em Belém”, acrescenta.

Inscrições

As pré-inscrições estão acontecendo de forma on line, no site do Banco do Povo de Belém. Basta acessar o link do site desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), no link https://bancodopovo.belem.pa.gov.br/programas/cursos/, preencher a ficha de pré-inscrição e enviar.

As inscrições deverão ser confirmadas de forma presencial, na sede do Banco do Povo (Av. Nazaré, 669, esquina do Tv Quintino Bocaiúva, bairro de Nazaré), nos dias 13 e 14 deste mês de setembro, no horário das 8 às 13h. O candidato deve apresentar os originais e cópias do documento de identificação (RG) com foto; do CPF; e do comprovante de residência na cidade de Belém para concluir a inscrição.

Homens e mulheres fizeram o curso de Excel, em julho deste ano.

Cursos

Esta é a segunda chamada de cursos oferecidos pela Prefeitura de Belém, por meio do contrato com o Senac, qu

No dia 19 de setembro, iniciam as aulas da turma de Unhas em Fibra e de duas turmas de Design de Sobrancelhas e Embelezamento dos Cílios. As aulas de Unhas de Fibra acontecerão nos dias 19, 20, 26, 27 e 30 de setembro, das 08h30 às 12h30 (20 horas-aula). São 15 vagas. É necessário possuir idade mínima de 18 anos e curso de manicure e pedicure ou comprovada experiência na área.

Já o curso de Design de Sobrancelhas e Embelezamento dos Cílios, acontecerá de segunda a sexta-feiras, entre os dias 19 e 23 de setembro, com a primeira turma no turno das 08h30 às 12h30, e a segunda, das 13h30 às 17h30 (20 horas-aula). São 15 vagas por turma. É necessário ter idade mínima de 14 anos.

De 27 de setembro a 29 de novembro acontecerá o curso de Manicure e Pedicure, das 13h30 às 17h30 (160 horas-aula). São 15 vagas.É necessário ter pelo menos 18 anos e escolaridade mínima Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo.

No dia 3 de outubro inicia o curso Básico de Corte de Cabelo, com aulas de segunda a sexta-feira, do dia 03 a 18 de outubro, das 13h30 às 17h30 (40 horas-aula). São 15 vagas. É necessário ter pelo menos 18 anos de idade e desejável possuir conhecimentos básicos de serviços de cabelo.

No dia 17 de outubro inicia Técnicas de Costura: Consertos e Ajustes, com aulas no período de 17 de outubro a 09 de novembro, às terças, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h (36 horas-aula). São 16 vagas. Pré-requisitos: idade mínima 16 anos; e ter cursado pelo menos os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) incompleto.

E no dia 18 de outubro, inicia o curso de Excel, com aulas às terças e quintas-feiras, das 14 às 18h, entre os dias 18 de outubro e 13 de dezembro (60 horas-aula). São 20 vagas. É necessário ter pelo menos 14 anos, escolaridade mínima Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) incompleto e conhecimento em informática.

Vai ter Design de Sobrancelhas de novo. Agora, com 2 turmas.

As aulas dos cursos de estética acontecerão no Centro de Educação Profissional Belém, do Senac (CEP Belém), na Rua Serzedelo Corrêa, 280, entre Avenidas Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt, bairro de Batista Campos. Enquanto as aulas dos cursos de informática e de moda serão no Centro de Educação Profissional Papaleo, do Senac (CEP Papaleo), na Rua Aristides Lobo, 1.058, esquina com a Tv Benjamin Constant, Reduto.

Mais informações no site www.bancodopovo.belem.pa.gov.br

Balanço

No último dia 30 de agosto, 102 concluintes dos cursos de Informática Básica, Excel e Básico de Hidratação e Escova de Cabelo receberam os certificados de conclusão, por meio do contrato de prestação de serviço firmado com o Senac.

Atualmente, mais cursos estão sendo realizados por meio do contrato com o Senac, que são: Informática Básica e Excel – com alunos do cadastro de reserva formado pelas inscrições realizadas no último mês de junho – e também Design de Sobrancelhas e Embelezamento dos Cílios, Unhas de Fibras e Corte de Cabelo, com alunos indicados dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros do Tapanã e Jurunas e também do distrito de Icoaraci.