O que você procura?

No Guamá e na Pedreira, 61 alunos finalizam cursos do Donas de Si

• Atualizado há 1 ano ago

Na sexta-feira, 7, 61 mulheres dos bairros do Guamá e da Pedreira concluíram os cursos de Panificação Artesanal e de Planejamento de Cardápio como Aproveitamento de Alimentos. Os cursos foram oferecidos pela Prefeitura de Belém gratuitamente, realizados pelo programa de qualificação profissional Donas de Si, do Banco do Povo.

As alunas são pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) desses bairros que se interessaram em aprender. As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que foi contratado para aplicar os cursos.

Samara vai incrementar os produtos que vende na porta de casa.

Para Samara dos Passos, de 29 anos, já trabalha como autônoma na venda de lanches, o curso de panificação veio em boa hora para ela, que tem dois filhos. “Eu tenho uma mesa em frente de casa pra vender bolo, misto, pizza e coxinha. Aprendi a fazer biscoitos, lanchão… várias coisas. O curso vai ajudar muito na minha banca. Vou colocar outras coisas para vender e não vou mais ter que comprar massa de pizza, porque já sei fazer. Gostei muito. Estou dona de mim”, comemorou.

Alunas das turmas do Guamá.

No curso de panificação, as alunas aprenderam a fazer vários tipos de pães, massa folhada, biscoitos amanteigados doces e salgados, bolos, salgadinhos e outros, enquanto que no curso de planejamento de cardápio, elas aprenderam a preparar pratos com cascas e folhas que costumam ser descartados, como charuto de folha de couve-flor, doce de casca de abacaxi, bem como aproveitar feijão e arroz amanhecidos, entre outros.

Alunos das turmas da Pedreira.

As aulas no Guamá aconteceram na cozinha do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, enquanto as aulas da Pedreira ocorreram na cozinha do próprio Cras. A comemoração do encerramento ocorreu pela manhã, no Guamá, com 31 alunas concluintes, e à tarde, houve o encerramento das turmas da Pedreira, com 30 concluintes.

A coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, explicou que o Donas de Si oferece cursos capazes de apoiar os alunos na geração de renda imediata e aqueles alunos que decidirem empreender. Ela ressaltou que poderão contar com o crédito solidário da Prefeitura de Belém, que também é operacionalizado pelo Banco do Povo.

Veja também