17 moradores de Belém concluem o curso de Excel pela Prefeitura

“Caiu como uma luva pra mim”, disse Raquel da Silva, de 51 anos, que acaba de concluir o curso de Excel oferecido gratuitamente pelo Donas de Si, programa de qualificação profissional da Prefeitura de Belém, realizado por meio do Banco do Povo. Ao todo, 17 alunos finalizaram o curso, na quarta-feira, 20, que foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituição contratada pelo Banco.

A finalização do curso foi comemorada pela turma com um lanche coletivo, com direito a bolo temático e a presença da coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Desempregada, Raquel viu na oferta do curso do Donas de Si um meio de agregar valor a outro curso que realiza, de segurança do trabalho. “Excel é fundamental para todas as áreas. Quando vi a oferta do curso na internet, corri atrás, me inscrevi e deu certo”, comemorou.

A confeiteira Maricélia Anjos se agarrou também à oportunidade. “Estou fazendo curso técnico de informação e quero ficar me atualizando nessa área”.

Já Daniele Beatriz, de 20 anos, concluiu o ensino médio e passou a fazer cursos para enriquecer o currículo. “Eu aprendi demais nesse curso. Excel é uma ferramenta muito importante”, destacou.

Júlia Santos,  de 24 anos, também busca fazer vários cursos. “Eu conhecia o básico e evoluí bastante no curso”, contou ela, que acaba de ser selecionada para uma bolsa em um dos cursos mais valorizados do Senac, o de Programação de Jogos.

O professor Ivo Barbosa elogiou o desempenho dos alunos. “Essa turma foi muito boa. Os alunos foram bastante interessados, comunicativos e pontuais. Alguns chegaram sem saber nem usar o teclado e o mouse, o que exigiu um pouco mais de atenção, mas todos evoluíram bastante. Gostei muito de trabalhar com o Donas de Si”.

A assessora técnica do Senac, Regina Lacerda, também elogiou o interesse e o empenho da turma que teve foco em aprender. “O Excel é um curso necessário. O mercado exige que o profissional tenha habilidade com essa ferramenta”, afirmou.

Crédito e mais cursos – A coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, parabenizou os alunos pela conclusão do curso, que tem carga-horária de 60 horas-aula e emissão de certificado com validade nacional. A conclusão foi celebrada com um lanche nas dependências do Centro de Educação Profissional Papaleo, do Senac, com direito a bolo temático e a presença da coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão.

Na oportunidade, ela repassou informações sobre o crédito solidário, outro serviço oferecido pelo Banco, que tem os alunos do Donas de Si como um dos públicos prioritários. O Banco está com outra turma de Excel em andamento, cujas aulas terminam no próximo dia 28.

Ainda, por meio do contrato firmado com o Senac, estão em curso duas turmas de Informática Básica e uma de Básico de Hidratação e Escova. Em breve, serão abertas inscrições para mais cursos do programa Donas de Si.